Quaresma e Ressurreição de Cristo

A comunidade cristã da Paróquia de Santa Maria de Carreço viveu e vive, com grande intensidade, o tempo da Quaresma, tendo realizado de quinta-feira, 04, a sábado 06 de abril o tríduo ao Sagrado Coração de Jesus, com a celebração eucarística e pregações diárias, tendo todos os católicos no último dia o seu momento para o encontro da reconciliação com Cristo.

É dever dos cristãos comungar ao menos uma vez pela Páscoa da Ressurreição, isto é, no tempo que medeia entre a quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Pentecostes.

No sábado, dia 13, devido ao tempo chuvoso não se realizou pelas ruas da Freguesia a Via-Sacra dinamizada pelo grupo da catequese e destinada a toda a comunidade.

No dia 14 domingo, em toda a Igreja Universal foi celebrado o Domingo de Ramos, a Paixão do Senhor, deste modo em Carreço a Eucaristia teve início às 08h45 junto ao Cruzeiro Paroquial, com a bênção dos ramos e a procissão solene para a igreja, simbolizando a entrada de Jesus em Jerusalém, tendo aí continuidade a celebração litúrgica.

A Semana Santa na paróquia de Carreço vai ter os seus momentos altos aquando da realização do tríduo pascal, na quinta-feira dia 18, às 19 horas com a missa vespertina da última ceia do Senhor e a instituição da Eucaristia.

Na sexta-feira, às 19 horas, é celebrada a Paixão do Senhor. Esta compreende três partes bem distintas: a Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e a Comunhão Eucarística.

No sábado, às 19h30, vamos ter a Vigília Pascal com todo o seu ritual próprio do dia, ocupando-se a primeira parte da liturgia da luz com a bênção do lume novo, a segunda com a da palavra, a terceira parte trata da liturgia batismal, da bênção da água e das renovação das promessas do batismo e por fim a celebração termina com a Eucaristia.

No domingo dia Páscoa o compasso sai às 9 horas e faz o roteiro habitual pelos lugares de Troviscoso e Carreço. Na segunda-feira, à mesma hora, seguem-se Montedor e Paçô. Este ano os mordomos da Cruz são os senhores Serafim Abel Gonçalves Moreira, do lugar de Troviscoso e Vasco Ramos Salgueiro, do lugar de Paçô. Parabéns pela vossa disponibilidade de servirem a paróquia, parabéns e votos de muitas felicidades.

RONDA TÍPICA
Depois de uma longa caminhada, de vencidas imensas dificuldades, superadas enormes canseiras, mas, também saboreadas inesquecíveis vitórias e guardadas fortes motivações, eis que chegou o dia em que a Ronda Típica de Carreço, vai inaugurar a sua sede a 27 de abril. Ali no Campo da Cal, em pleno centro de Carreço com o seguinte programa: 16h, missa cantada pela Ronda Típica de Carreço; 16h45, romagem ao cemitério; 17h, inauguração e benção da sede.

Segue-se um verde de honra.

Estão de parabéns diretores e componentes da Ronda Típica de Carreço, pelo trabalho desenvolvido em prol da construção da sua sede.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.