Quatro candidatos apresentam-se a eleições

A democracia constrói-se diariamente e afirma-se no envolvimento dos cidadãos na vida cívica e política, no respeito por quem governa e por quem é oposição, no cumprimento e na concretização dos projetos e das medidas apresentadas.

Pela primeira vez, em Cardielos, quatro listas concorrem às eleições autárquicas de 26 de setembro. Quisemos saber quais eram as principais linhas de ação das várias candidaturas e deixamos aqui o testemunho do cabeça de lista de cada uma delas.

Emanuel Casanova, apoiado pela Iniciativa Liberal. “Como não sabemos o estado atual da Junta de freguesia, partilhamos as nossas propostas mais realistas e concretizáveis: Bem – estar – Requalificação, manutenção e limpeza da praia fluvial (colocação de bebedouros e chuveiros, construção de balneários, colocação de mesas). Património público – Limpeza e manutenção dos caminhos e espaços verdes públicos, bem como a requalificação de represas e fontes. Futuro – Manutenção, requalificação e melhoramento das infraestruturas desportivas, já existentes, bem como a criação de parques infantis. Habitação – Debater alterações ao PDM de forma a permitir um índice de construção mais elevado. Educação – O futuro passa pelas nossas crianças e jovens. Por isso, pretendemos com a ajuda das associações proporcionar espaços para a formação, a fim de dar continuidade às nossas tradições e cultura. E, ainda, um espaço dedicado ao apoio ao estudo desde o 1º ao 12 anos de escolaridade.”

Gracinda Gonçalves, apoiada pela CDU. “Nós, os candidatos da CDU, ao aceitarmos candidatar-nos, fazemo-lo com a perseverança da responsabilidade que a decisão acarreta, mas também com muita confiança na nossa capacidade de trabalho, combatividade, com a conceção do mundo solidário e mais humano, daí a nossa grande capacidade crítica, desprendida de interesses pessoais, essencialmente focados na defesa e bem-estar das populações.

A União de Freguesias de Cardielos e Serreleis precisa de vozes corajosas, quer na Assembleia de Freguesia, quer na Assembleia Municipal, que faça valer os ideais de Abril e corresponda aos reais interesses da população que representa. Assim, as nossas propostas de ação passam por concluir nas duas freguesias a rede de saneamento básico para o tornar extensivo a todos os lugares das freguesias; lutar pela reversão do negócio das águas hoje sobe a tutela da empresa ADAM – Águas do Alto Minho; assegurar transporte de apoio ao idoso na deslocação aos cuidados de saúde; pugnar por um sistema de transportes públicos que garante ligação permanente entre as várias freguesias e o centro do concelho; melhorar a zona de lazer junto ao rio; aproximar os cidadãos das freguesias e visitantes ao rio Lima; apoiar as coletividades culturais, artísticas e desportivas; promover e proteger o nosso património dos bordados tradicionais; manutenção dos espaços verdes; pugnar pela instalação duma caixa multibanco e criação de ATL’S.

Assim, a CDU é um projeto de futuro para a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis, mas também para o concelho de Viana do Castelo. Sim é possível uma vida melhor!”
Henrique Parente, apoiado pelo PSD. “A candidatura Amar, Aproximar e Trabalhar, JUNTOS! não se irá basear em projetos que não saem do papel ou transitam de ano para ano, mas sim em ações que no final estarão à vista das populações. No desporto e lazer, pretendemos requalificar os polidesportivos de Cardielos e de Serreleis. Também é nosso objetivo tentar usufruir ao máximo dos fundos comunitários ao abrigo da candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023 para otimizar as instalações desportivas existentes no campo dos Monções e dar resposta ao futebol sénior.
Quanto à Cultura, Património e Educação é prioritário alargar o transporte escolar da União de Freguesias a todas as crianças. Vamos criar ATL’s para o período escolar e para as férias do Natal, da Páscoa e do Verão.

Nas Infraestruturas, Tecido Empresarial e Urbanismo, estabelecer com as freguesias circundantes parcerias fortes que permitam a construção da ecovia e ciclovia.
Prioritário será passar do papel para a execução a capela mortuária de Serreleis, prometida constantemente e com algumas verbas já deliberadas, mas ainda não passou da fase do projeto.

Na Saúde, Ação Social e Apoio à Comunidade, operacionalizar uma rede de suporte de necessidades da comunidade, a diversos níveis.

Finalmente, na área do Ambiente e Qualidade de Vida, fazer a limpeza dos caminhos e sistemas de águas pluviais, de forma regular e equitativa. Dotar a União de Freguesias de sistemas de recolha de resíduos e separação de lixo em quantidade adequada às necessidades da população”.

João Luís Silva candidato independente com o apoio do PS. “O lema da nossa candidatura é a Competência, Disponibilidade e Rigor, requisitos que julgo indispensáveis para a materialização das propostas que constam do nosso programa, tendo em vista a valorização e o desenvolvimento sustentável da freguesia.

enho uma visão estratégica para o futuro promissor das comunidades de Cardielos e Serreleis. Destaco algumas das propostas que constam do amplo e ambicioso programa: Comprometo-me a dar sequência e conclusão a todas as obras em curso, bem como às propostas que apresento, das quais destaco as seguintes: Inovar/modernizar os Serviços Administrativos da Junta de Freguesia, através da instalação de uma plataforma informática que permitirá atender a todas as questões dos cidadãos de forma simplificada e eficaz, independentemente da sede a que se desloquem. Licenciamento dos edifícios urbanos, património da JF, que se encontrem por licenciar. Ecovia/Requalificação da Margem Direita do rio Lima, com pré-estudo elaborado em 2018. Percurso Pedestre (Pequena Rota) – com pré-estudo elaborado em 2018.

Arranjo da Estrada de S. Silvestre (Acesso Lado Nascente) – com pré-estudo elaborado em 2021.

Restauro do Pontão na Foz da Ribeira de Nogueira; requalificação do Adro e Avenida de Serreleis – daremos sequência ao processo em curso pelo atual executivo, em parceria com a Câmara Municipal.

Casa Mortuária de Serreleis – daremos sequência ao processo em curso pelo atual executivo, em parceria com a Câmara Municipal.

Alargamento do Polidesportivo dos Monções – Construção de um novo Campo, com estudo já iniciado, cujo projeto tem potencialidade de ser elegível para candidatura aos fundos da Cidade Europeia de Desporto Viana do Castelo 2023.

Requalificação do Polidesportivo de Serreleis – propomos que o recinto seja adaptado a outras modalidades/atividades.

Para a concretização deste programa conto com uma equipa formada por um conjunto de mulheres e homens da freguesia, sobretudo jovens, com provas dadas em várias atividades, quer profissionais, quer cívicas, quer associativas e outros mais experientes com provas dadas em funções executivas na Junta de Freguesia, formando uma equipa coesa e multifacetada, totalmente disponível para servir a União das Freguesias de Cardielos e Serreleis”.

Esperamos que o candidato vencedor e a sua equipa trabalhem efetivamente no sentido do desenvolvimento e da sustentabilidade das freguesias de Cardielos e Serreleis e garantam a criação de mais e melhores condições para todos – pessoas, instituições e empresas locais.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.