Queimada do Judas mostra como o Largo das Neves é especial

Realizou-se, no passado sábado de aleluia, dia 20 de abril, a Queimada do Judas, no tripartido Largo das Neves.

Inserida na “Páscoa a Três”, onde se destacam as cerimónias da segunda-feira de Páscoa, a noite do sábado de aleluia teve início com um belo concerto dos “Artmusic Ensemble” na capela da Senhora das Neves, para depois se seguir a Queimada do Judas. No seguimento do cortejo, da dança e da coreografia, foi divulgado o tão aguardado testamento, para no final ser lido o esconjuro e ser servida a queimada galega. E que noite bem passada e animada. Bela confraternização no Largo das Neves entre autarcas, conterrâneos, forasteiros, curiosos, organização e participantes.

Desta vez o contemplado para Judas foi o Nicolas Maduro, atual presidente da Venezuela. Com uma réplica do seu rosto e num corpo que representava uma garrafa de vinho com o rótulo de Maduro e respetiva bandeira sul-americana, o Judas foi queimado e estourado já depois de ser lido o esconjuro que absolveu os seus pecados.

O testamento (54 quadras), apelidado de simpático e irónico, mas também de brando, deixou vários bens de herança aos visados. Quase esqueceu as autarquias locais e pouca crítica política fez, embora tenha beliscado o poder e a oposição, mais alguns assuntos da atualidade, nomeadamente o futebol e a televisão.

Segundo a organização, a Queimada do Judas, que foi recuperada em 2014, está consolidada como parte integrante da programação no Largo das Neves. A grande adesão do povo é, na verdade, prova disso.

Era comentado entre os inúmeros presentes, com os quais estamos de acordo, que parecia um dia das Festas das Neves. Para além de proporcionar muita animação e de servir de ponto de encontro entre amigos, o evento reforça a cooperação das três autarquias e mobiliza esforços das três comunidades.

Por esta congregação de esforços, bem como pela qualidade e alcance do evento, estão de parabéns as autarquias de Barroselas e Carvoeiro, Mujães e Vila de Punhe, mais o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto e todas as entidades e pessoas que se associaram à iniciativa, como é o caso dos projetos “Idoso+Ativo” e “Luar’13″ (ambos monitorizados pela Adriana Morgado), o Grupo S. Paulo da Cruz, os Escuteiros de Mujães, a Comissão de Festas da Senhora das Neves, Centro Dramático de Viana, Academia Jadança, entre outros.

A diversão teve continuidade nos cafés locais até às tantas da manhã na companhia de muita música e boa disposição.
Tiago Barbosa

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.