“Quinta dos Araújos” uma obra de Anselmo Sousa

Com o título QUINTA DOS ARAÚJOS, complementado com o subtítulo Casas da Família – Pessoas Consagradas da Família, foi recentemente lançado no mercado um interessante livro de Anselmo Sousa, em que o autor plasma numa, exaustiva e laboriosa, investigação de 10 anos, abrangentes genealogias de incidência familiar que se estendem a figuras e Casas-Família dos tempos passados, numa represtinação da relevância social e histórica que representaram e permanece viva no presente.

Seguindo o prólogo da obra, com assinatura do escritor vianense José Rodrigues Lima, os objetivos que o autor pe. Anselmo Sousa traçou para a investigação, a que laboriosamente se devotou, visavam “conhecer as origens da Quinta dos Araújos (ou Corredoura) e as atividades que exerciam na sociedade de então”, “averiguar as origens dos Araújos de Lanheses”, e por último, “descobrir mais ascendentes de pessoas consagradas pertencentes à família, pois ainda é voz corrente que era uma família de padres”.

Constam do agregado familiar a que o padre Anselmo Sousa pertence, quatro membros consagrados sacerdotais: os irmãos pe. António Duarte Alves Franco Araújo, falecido em 2013, pe. António da Conceição Alves Franco Araújo de Sousa, tenente-coronel do exército, jubilado, o autor do livro, pe. Anselmo Arlindo Alves de Sousa, e o atual Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. Pio Gonçalo Alves de Sousa.

O curriculum vitae do pe. Anselmo, que se espera e deseja esteja ainda longe de preencher, regista que foi ordenado sacerdote, em Braga, no dia 15.08.66, obteve qualificação de psicólogo no Instituto Superior de Psicologia Aplicada no ISPA, em 1974, exerceu nas paróquias de Gondufe e Gemieira (Ponte de Lima), exerceu Psicologia no Centro de Educação Especial de Bragança, no Instituto de D. João Novais e Sousa, no Centro Regional de Segurança Social, ambos em Braga. É fundador e foi presidente do Centro de Solidariedade de Braga e diretor clínico do Projeto Homem, e ainda na citada cidade, assessor principal do Centro Regional de Segurança Social.

Anselmo Sousa habita atualmente na casa da família, no lugar da Corredoura, na freguesia de Lanheses, Viana do Castelo, prestando colaboração eventual em atos religiosos na paróquia local.

A obra ora publicada é constituída por duas partes, sendo a 1.ª referente a Casas da Família, e a 2.ª parte a Pessoas Consagradas da família, com texto e fotografias plasmados em 606 páginas, de fácil e boa leitura.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.