Rancho Maria da Fonte da Casa do Minho homenageia casal carrecense

O Rancho Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro, Brasil, andou em digressão pelo nosso país, mais concretamente por terras desta região minhota. Os antepassados do grupo, naturais deste território, souberam transmitir em terras brasileiras como se trajava, cantava e dançava dando-lhes o ser da maioria daquilo que hoje elas e eles trajam, cantam e dançam no Rancho Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro como autênticos minhotos.

Da digressão referida, o dia 11 de agosto foi destinado a Carreço para aqui homenagearem, postumamente, o casal Fernanda Salgueiro e Benjamim Pires, os obreiros natos daquilo que é, em grande parte, o Rancho Maria da Fonte.

Foi a meados da década dos anos 50 do séc. passado que o referido casal emigrou para o Brasil e encontrou o referido grupo no seu dealbar da existência, começou aí uma ligação profunda deste casal ao rancho e como constatamos nem a morte os separa.

A homenagem constou de uma celebração eucarística na igreja de Carreço, onde estiveram presentes as três instituições folclóricas de Carreço, Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço e Ronda Típica de Carreço. Segui-se o descerramento de um memorial no átrio da Junta de Freguesia de Carreço, para perpetuar o feito do casal homenageado.

A homenagem terminou com uma reunião gastronómica no salão nobre da Sociedade de Instrução e Recreio.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.