“Reais Conversas com…” sobre a Monarquia do Norte

Pedro Villas-Boas Tavares, Nuno Resende e Armando Malheiro da Silva, docentes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foram os convidados da 3.ª edição das “Reais Conversas com…”, cujo tema era “Monarquia do Norte 100 anos…”.

O Auditório da Casa da Terra, em Ponte de Lima, encheu-se de gente, incluindo personalidades ligadas à vida pública, para assistir a uma tertúlia/conferência sobre a Restauração da Monarquia em Portugal, ocorrida a 19 de janeiro de 1919, na cidade do Porto.

A sessão iniciou-se com uma intervenção do presidente da Direção da Real Associação de Viana do Castelo, José Aníbal Marinho, que fez uma breve introdução ao tema em questão, a qual foi sendo pontuada por duas encenações realizadas por elementos de três grupos de teatro (GORILAS, Grupo Art’In Facha e GACEL), que colheram todo o auditório de surpresa.
A primeira encenação reproduziu a proclamação de Paiva Couceiro aos militares no Monte Pedral, na cidade do Porto, com o hastear da bandeira monárquica, ouvindo-se o Hino da Carta, e a segunda, a Proclamação da Restauração da Monarquia Portuguesa.

Seguiu-se a análise dos acontecimentos ocorridos na altura pelos conferencistas. Do ponto de vista humano de Paiva Couceiro (Pedro Vilas Boas Tavares), dos factos (Armando Malheiro) e dos documentos – em especial das imagens fotográficas que foram manipuladas pelos republicanos e publicadas, sobretudo da revista “Ilustração Portuguesa”, editada pelo jornal “O Século” (Nuno Resende).

Após a intervenção dos conferencistas, José Aníbal Marinho fez um relato dos acontecimentos ocorridos em Ponte de Lima, no período em análise (19-1 a 13-2 de 1919), com mais uma encenação, retratando a primeira reunião da Câmara de Ponte de Lima, após a restauração da Monarquia, em 1919.

Esta Real Conversa terminou já no dia seguinte, tal foi o entusiasmo da plateia, que colocou algumas questões aos conferencistas que foram presenteados com livros, ofertas do Município de Caminha, da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, da ADRIL e da Junta de Freguesia de Rebordões-Souto.

J. A.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.