Real Confraria do Vinho Alvarinho entroniza novos confrades

O Cine Teatro João Verde foi palco, esta manhã, do XV Grande Capitulo de Entronização da Real Confraria do Vinho Alvarinho-RCVA. No total, foram entronizados seis confrades honorários e 18 novos confrades numa cerimónia bastante participada com a presença de confrarias de Portugal Continental, Madeira e Espanha.
Com atuação de Erea Castro, natural de Salvaterra, a cerimónia começou com visualização de vídeo “A Origem do Alvarinho” e homenagem a José Emílio Moreira, cujo contributo ajudou a catapultar o  vinho Alvarinho no mercado nacional e internacional.
Professor de carreira e político por opção, com vários cargos ligados ao mundo dos vinhos, José Emílio Moreira recebeu, das mãos do Grão Mestre, Vítor Cardadeiro, o prémio da RCVA. Um reconhecimento justo para um trabalho meritório na defesa e valorização da casta.
Com o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, sentado na primeira fila do auditório, o programa englobou a assinatura de um protocolo de geminação entre a confraria anfitriã e a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro. Ficou o compromisso de divulgarem os respetivos produtos que, registe-se, fazem um casamento perfeito.
O presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, deu as boas vindas aos presentes e desejou que a cerimónia constitua mais um grande capítulo de promoção do vinho Alvarinho da região de Monção e Melgaço.
Realçando a forma diferenciadora como olhamos e produzimos o vinho Alvarinho, António Barbosa sublinhou a extraordinária qualidade dos nossos produtos que, adiantou, tem ativado o interesse e a fixação no território de grandes grupos económicos ligados ao setor dos vinhos.
A palavra final foi para a confraria: “o vinho Alvarinho é o nosso ouro e a vossa persistência em promovê-lo é a garantia que o nosso território vinícola tem um grande futuro pela frente. Vocês carregam o orgulho e a paixão de décadas de experiência. A região agradece o vosso contributo no desenvolvimento deste produto que, todos sabemos, é muito mais que um vinho. Muito obrigado”.
Feito o brinde coletivo, seguiu-se o desfile entre o Cine Teatro João Verde e a Praça Deu-la-Deu Martins. Os passos foram dados ao ritmo do Grupo Folclórico de Pinheiros. O almoço convívio teve lugar no Palácio da Brejoeira. Eusébio Batista, fundador da confraria falecido na semana passada, foi lembrado com palavras emocionadas e um minuto de silêncio.
Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.