Rede de proximidade entre baldios

O Município de Viana do Castelo quer estabelecer uma rede de proximidade entre os baldios do concelho e, nesse sentido, já promoveu uma primeira reunião com os Conselhos Diretivos dos Baldios.

O vereador responsável pelos pelouros do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento, Ricardo Carvalhido, referiu na reunião a importância de estabelecer uma rede de proximidade entre os baldios do concelho de Viana do Castelo, para partilha de ideias e boas práticas, dúvidas e problemas comuns no sentido de se encontrar as melhores soluções e procedimentos de trabalho, de forma integrada e do interesse de todos.

No primeiro encontro, estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Carreço, em representação do Baldio de Carreço; o presidente do Conselho Diretivo do Baldio de Carvoeiro; o presidente e secretário do Conselho Diretivo do Baldio de Areosa; o presidente do Conselho Diretivo do Baldio de Vilar de Murteda; o presidente e o secretário do Conselho Diretivo do Baldio de Barroselas.

Nesta reunião, marcaram também presença o presidente da Junta de Freguesia e a Direção da Associação de Caçadores de V. N. Anha, tendo em conta que o Município está a acompanhar a possibilidade de criação de uma entidade de gestão florestal para a área próxima à costa (zona das Corgas) daquela freguesia.

Conforme nos foi referido, estas reuniões serão continuadas no tempo e com periocidade trimestral, acontecendo nos meses de março, junho, setembro e dezembro, e serão sempre temáticas, permitindo também uma fase de discussão de outros assuntos.

O grupo de trabalho que agora se constitui é também considerado essencial para garantir o bom desenvolvimento dos Planos de Gestão das áreas classificadas, em curso, nomeadamente as de Rede Natura 2000 e os Geossítios (monumentos naturais).

Neste primeiro encontro, foi ainda referido que o Município está a desenvolver, juntamente com Escola Superior Agrária, uma metodologia para controlo e gestão de invasores lenhosas (como a Acácia por exemplo) e estudos de invasibilidade.

Na reunião, o vereador Ricardo Carvalhido referiu ainda que a Câmara Municipal disponibiliza todo o apoio técnico para que cada baldio e entidade gestora possa desenvolver um Plano de Utilização.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.