O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião, o lançamento do concurso público para a execução da empreitada por lotes de ampliação de redes de água e águas residuais domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo.
No total, o investimento previsto nas seis freguesias do concelho é de 1,2 milhões de euros, a cargo dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC).
A empreitada diz respeito a um conjunto de freguesias e tem por objetivos o reforço do caudal e ampliação da rede de abastecimento de água a unidades industriais e comerciais instaladas na União de Freguesias de Carvoeiro e Barroselas; a ampliação da rede de águas e a melhoria da qualidade da água à população da freguesia de Freixieiro de Soutelo na sequência da empreitada e a conclusão do investimento em alta realizado pelas Águas do Norte; e a ampliação da rede na freguesia de Perre, Deão e Vila Franca, com a finalidade de contribuir para o aumento das taxas de cobertura de saneamento, permitindo a melhoria da qualidade de serviço e sustentabilidade ambiental.
Assim, a ampliação de Redes e Águas Residuais Domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo – Lote 1 – Vila Franca, Deão, Barroselas e Carvoeiro tem uma estimativa orçamental de mais de 423 mil euros e prazo de execução de seis meses.
Já a ampliação de Redes e Águas Residuais Domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo – Lote 2 – Perre tem estimativa orçamental de mais de 384 mil euros e prazo de execução de cinco meses.
A ampliação de Redes e Águas Residuais Domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo – Lote 3 – Freixieiro de Soutelo conta com um orçamento superior a 386 mil euros e prazo de execução de quatro meses.