Tal como aconteceu na primeira vaga da pandemia, a Câmara Municipal de Caminha tem em funcionamento, desde a entrada em vigor das medidas mais duras do atual estado de emergência, um serviço de confeção e entrega de refeições aos bombeiros aquartelados em Caminha e Vila Praia de Âncora, bem como a todos os alunos carenciados.
As refeições são confecionadas nas cantinas das Escolas Básicas e Secundárias do Agrupamento Sidónio Pais e entregues por funcionários municipais, de acordo com o protocolo de apoio existente entre a Câmara Municipal e as duas Associações Humanitárias do concelho e na sequência do apoio dado às crianças de famílias desfavorecidas que têm na refeição escolar a única de que beneficiam diariamente. Ao lado desta ação, a Câmara Municipal continua a acompanhar agregados familiares em dificuldades, quer através da entrega de géneros alimentares, quer através da entrega de refeições já confecionadas.
O presidente da Câmara Municipal de Caminha refere que “o combate diário não passa só por garantir o funcionamento dos serviços essenciais, nem por pelo esforço de criar as condições para travar a pandemia. Passa também pela vertente social, por apoiar as instituições e as pessoas do concelho em tudo o que é necessário e não há necessidade mais premente que não seja a de alimento. É isso que fazemos através da dedicação dos trabalhadores municipais: preservar a saúde dos nossos cidadãos, a começar pelas crianças que, sem poderem ir à escola, arriscam-se a não ter nenhuma refeição ao longo do dia”.
Miguel Alves destaque também a importância da entrega de refeições aos bombeiros: “com o encerramento generalizado dos restaurantes, os bombeiros que estão ao serviço têm dificuldades em obter a sua refeição. Desta forma, colmatamos essa necessidade e, de algum modo, apoiamos a instituição porque o fazemos a título gratuito”.