Integrado nos festejos do seu 10º aniversário, que se celebrou a 28 de abril, a ARPB – Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas inaugurou um Polo Cultural constituído por um Museu do Linho e da Lã e por uma Biblioteca dedicada ao Vale do Neiva, valências que colocou ao serviço de toda a população, como tributo a agradecimento pela forma como tem sido recebida e apoiada.
A Biblioteca é dedicada ao Vale do Neiva, cujo patrono, é o Doutor Costa Freitas, franciscano e filósofo barroselense, jubilado da Universidade Católica, e que se encontra sepultado em Barroselas.
Nela se pretende condensar todas as obras dos autores do Vale do Neiva e dos autores que falaram sobre o mesmo. É, ao mesmo tempo, um tributo ao filósofo barroselense que começa a ser apreciado também na sua terra.
O Museu dedicado ao linho e à lã, contempla um tear com mais de 100 anos a funcionar. Procura recolher, ordenar e colocar à disposição da população os instrumentos de cultura dos seus antepassados, numa zona onde o linho foi muito utilizado.
A inauguração deste Polo Cultural contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal Carlota Borges, de vários autarcas de Barroselas/Carvoeiro, das freguesias vizinhas e de vários escritores que aproveitaram para oferecer coleções das suas obras para o espólio da Biblioteca.
Estas duas valências culturais irão ter o seu desenvolvimento e aprofundamento com trabalho de campo mais intenso por todo o Vale do Neiva e tem, como objetivo, último, transformar-se num polo dinamizador de cultura.
Este é um belo exemplo em como os reformados, para além de continuarem a sonhar, ocupam o seu tempo e colaboram com a coletividade como elementos ativos e só esperam que as autoridades políticas não deixem cair este projeto, pois, sem a sua ajuda será difícil a caminhada que agora começa.
Estas duas valências vêm colmatar uma falha que existia a nível regional e permitir que a população se mobilize, como já está a acontecer, nesta causa.
AB