“Nascer em Segurança no SNS” é o nome da operação onde é possível ver os blocos de parto que vão estar abertos. No Alto Minho, mais precisamente em Viana do Castelo tudo vai correr com normalidade, ou seja, o bloco de partos do Hospital de Viana do Castelo não vai encerrar no dia 24 e 25 de dezembro.
No distrito de Braga, todos os blocos de parto, seja Braga, Guimarães e Famalicão, vão estar a funcionar em pleno.
De acordo com o Ministério da Saúde, na região Norte nenhum dos serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vai fechar ou funcionar com condicionamentos.
Póvoa de Varzim, Matosinhos, Penafiel, Porto – nos hospitais de São João e Santo António –, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Bragança e Vila Real vão, todas, ter os blocos de parto em funcionamento.
O Ministério da Saúde e a direção executiva do SNS afirmam que, em caso de necessidade, as pessoas não se devem dirigir diretamente para as urgências, pedindo que contactem o SNS24 através do número 808 24 24 24 ou, caso de emergência, o 112.
No total, 221 centros de saúde vão estar abertos no dia 24 de dezembro, e 180 no dia de Natal. As informações sobre o período de Ano Novo devem ser publicadas na próxima semana.