No último dia 6, no âmbito das comemorações do Dia do Agrupamento de Escolas de Barroselas, realizou-se, no Centro Social e Paroquial de Mujães, a representação do Auto da Floripes Infantil, protagonizada pelos alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar de Mujães.
Esta iniciativa resultou de uma colaboração entre o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, o Centro Escolar de Mujães, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Barroselas e três comediantes convidados, unindo esforços para levar o património cultural imaterial ao público mais jovem.
A apresentação com 33 alunos foi o culminar de um processo contínuo de sensibilização e aprendizagem sobre as tradições locais junto da comunidade escolar. Inserida no tema “Património: tradição e aprendizagem para transformar o futuro”, esta atividade integrou um conjunto mais amplo de ações dedicadas à valorização do legado cultural local. A representação será novamente realizada no âmbito do Eixpressões, a 12 de julho, no Largo das Neves.
A valorização do Auto da Floripes e a construção de um sentimento de pertença e orgulho na identidade cultural passam, inequivocamente, pelo envolvimento da comunidade e pelo trabalho contínuo nas escolas e das novas gerações. O Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto reafirma o seu compromisso de fortalecer parcerias, envolver diversos agentes comunitários e estreitar os laços com o meio escolar, procurando contribuir ativamente para a salvaguarda deste valioso património cultural imaterial.
Auto da Floripes nas novas gerações
