Cerveira – Projeto “Migra Miño-Minho” é finalista do Prémio Natura 2000

Migra Miño-Minho, o projeto de cooperação transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal, do qual o Município de Vila Nova de Cerveira é parceiro, é um dos finalistas da 6.ª edição dos Prémios Natura 2000, atribuído pela Comissão Europeia, entre as 40 candidaturas apresentadas pelos países membros da União Europeia.

Um júri anunciará os vencedores das cinco categorias, numa cerimónia agendada em Bruxelas para o próximo mês de maio. Cabe ao público europeu escolher o vencedor do Prémio Cidadania Europeia entre todos os projetos finalistas.
O projeto é promovido pelo Município de Vila Nova de Cerveira através de um trabalho dinamizado pelo Aquamuseu do rio Minho. O presidente da Câmara Municipal apela ao voto para que este projeto possa alcançar esta grandiosa distinção. Para Rui Teixeira, “a distinção seria um reconhecimento do trabalho conjunto realizado entre a Galiza e o Norte de Portugal em matéria de proteção da biodiversidade e conservação da natureza”.
Prémio Natura 2000 reconhece os esforços praticados pelos países europeus na proteção e restauração de ecossistemas naturais, através de ações de conservação e de sensibilização para habitats e espécies.
O âmbito do projeto Migra Miño-Minho enquadra-se nestes critérios, tendo como principal desafio a proteção e a gestão sustentável do espaço natural de fronteira que forma a sub-bacia internacional do rio Minho, desde a barragem de Frieira (província de Ourense) até a sua desembocadura, incluindo os seus afluentes ou tributários de Portugal e da Galiza (superfície de 1934 km2), através de uma melhoria das condições do habitat fluvial e de medidas que contribuam para o estado de conservação das populações de peixes migradores existentes.
 
Entre as cinco categorias estabelecidas: Conservação em Terra; Conservação Marinha; Benefícios Socioeconómicos; Comunicação; e Cooperação Transfronteiriça, o projeto Migra Miño-Minho está presente nesta última categoria, sendo o único projeto de cooperação transfronteiriça entre Espanha-Portugal a ser nomeado para a 6.ª edição do Prémio Europeu Natura 2000.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00€

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!