Rão Kyao, João Barradas, Osso Vaidoso e CRUA são alguns dos nomes que vão passar pela edição deste ano do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, que nos fins de semana de 12 a 14 e 19 a 21 de maio levam aos muitos lugares do concelho concertos e atividades culturais dedicados à música clássica, tradicional e jazz.
Promovido pelo Município de Paredes de Coura, a 3.ª edição do Ciclo de Polinização Musical inclui grandes nomes do panorama artístico nacional como Rão Kyao, Osso Vaidoso, Quarteto de Cordas Con Spirito (parte da Orquestra Con Spirito), João Barradas e CRUA, mas também a criação e apresentação do espetáculo “Voar acima do mundo”, um concerto participativo desenvolvido com a comunidade courense, que juntará o Projeto Couração CLDS 4G Paredes de Coura ao artista Miguel Ramos.
Através da habitual colaboração com a Associação Cultural Porta-Jazz, o programa inclui também concertos de Gianni Narduzzi (“Dharma Bums”), Carlos Azevedo Quarteto (“Serpente”) e UMBRAL (projeto liderado por Nuno Trocado e Jorge Louraça Figueira), este último antecedido pelo concerto participado ‘Imersão, Improvisação’, dinamizado pelos músicos de UMBRAL.
À semelhança das duas edições anteriores, esta edição mantém também atividades lúdicas como os Workshop de Danças do Mundo e caminhadas que terminam nos locais de alguns concertos fora do centro da vila, numa programação que acolhe projetos nacionais e internacionais que encontram nesses três géneros, clássica, tradicional e jazz, a sua base, trazendo a Paredes de Coura abordagens contemporâneas.
Tendo por referência o Centro Cultural, os concertos e atividades estendem-se a outros locais da vila e do concelho, nomeadamente a espaços menos convencionais nas freguesias de Bico, Rubiães, Padornelo, Mozelos e São Martinho de Coura.
Recorde-se que o Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura já foi galardoado nos Iberian Festival Awards como “National Winner” na categoria Best Cultural Programme (2021), por voto do júri, e ficou no TOP 10 na categoria Best Small Festival, por voto do público (2021 e 2022).
Esta 3ª edição chega a Paredes de Coura com o mesmo objetivo, de alargar o impacte positivo da música na região e ‘polinizar’ o território com diversas propostas musicais, numa iniciativa promovida pelo Município, contando ainda com a parceria de produção e programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz.
