CIM debate boas práticas na gestão de incêndios florestais

O Alto Minho partilha de boas práticas na gestão de incêndios florestais com o início de duas iniciativas de referência nacional e internacional: o Alto Minho FIRECAMP, que decorreu ontem e hoje, e o Alto Minho TREX, que acontece até 07 de fevereiro. Estas ações vão reunir cerca de 300 participantes, entre especialistas nacionais e estrangeiros, decisores políticos, universidades e centros de investigação, técnicos municipais, técnicos de proteção civil, sapadores florestais, bombeiros e outros profissionais do sector, promovendo a troca de conhecimento e experiências na área da prevenção e combate a incêndios.

As duas iniciativas são promovidas pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça ATEMPO – Asistencia Transfronteriza de Emergencias, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.

O Alto Minho TREX 2025, que decorre de 01 a 07 de fevereiro, em Paredes de Coura, assume-se como uma plataforma de intercâmbio técnico para a capacitação no uso do fogo controlado como ferramenta de gestão da paisagem e prevenção de incêndios. A iniciativa resulta da parceria entre a CIM Alto Minho e a organização norte-americana The Nature Conservancy, com o apoio dos municípios do Alto Minho. O TREX, que já vai na sua 7.ª edição, conta ainda com o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu (EFI) e o apoio da Associação Europeia de Fogo Prescrito – NODFYR PORTUGAL.

Após o sucesso das edições anteriores, este programa volta a reunir profissionais de vários países para um conjunto de ações teóricas e práticas, permitindo uma abordagem integrada e baseada na experiência real. Durante os sete dias, os participantes terão a oportunidade de realizar ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de uso do fogo prescrito, bem como visitas técnicas a áreas percorridas por incêndios, onde serão analisados os impactos e a evolução da vegetação pós-fogo.

No dia 6 de fevereiro, o programa incluirá um workshop promovido pelo Município de Paredes de Coura, focado no tema “Uso do Fogo e o Pastoreio”, com a participação de especialistas em ecologia do fogo e piroherbivorismo. 

Mais informações sobre o Alto Minho TREX podem ser consultadas em https://altominhotrex.wixsite.com/2025

Com estas iniciativas, a CIM Alto Minho reforça o seu compromisso com a preparação, inovação e cooperação no domínio da proteção civil e da gestão do fogo. O FIRECAMP e o TREX consolidam a região como um centro de referência na capacitação de profissionais e no intercâmbio de conhecimento a nível internacional, promovendo um trabalho conjunto entre instituições, especialistas, operacionais do sector e comunidades locais.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!