Hoje, a partir das 19h, a Prova Oral, de Fernando Alvim, transmitida na Antena 3 vai ser emitida a partir de Arcos de Valdevez. Esta é mais uma iniciativa do Alto Minho Science Fest 2025, que teve início na manhã de hoje no Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya, em Arcos de Valdevez, e decorre até dia 22 de março.
Esta primeira edição do festival celebra a cultura científica num evento único promovido pelo Município de Arcos de Valdevez e pelo Centro Ciência Viva dos Arcos, com o apoio da CIM ALTOMINHO, da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e do CENFIPE.Assume-se como um verdadeiro tributo ao conhecimento, à curiosidade e à criatividade, trazendo para o centro do debate alguns temas que marcam a agenda da atualidade: inteligência artificial, espaço e astronomia e as tendências tecnológicas que moldam o futuro.
Ao longo de três dias, o Centro Ciência Viva dos Arcos transforma-se num ponto de encontro de cientistas/investigadores de diversas áreas da Ciência, apresentada de forma acessível e envolvente, através de Workshops, Palestras, Mesas-redondas, Espetáculos de ciência, sessões de Planetário, exposições e uma mostra de Ciência e Tecnologia. Promove-se o diálogo entre ciência, inovação e a sociedade, aproximando escolas, Universidades, centros de investigação, empresas e cidadãos.
Da vasta programação destaca-se as conferências dos Keynote Speakers – Elvira Fortunato, Sobrinho Simões e Paulo Dimas – vários Workshops de diferentes temáticas, um “Arcuenses com Ciência – Especial”, vários momentos de Formação de docentes – em articulação com o CENFIPE – Gravação de Podcasts ao Vivo com vários cientistas – Na hora H -, um espaço de desporto e ciência com várias atividades e uma Nave de realidade virtual.
