Gala de abertura da Região Europeia de Gastronomia e Vinho aconteceu em Ponte de Lima

A vila que completou há dias 900 anos, acolheu a Gala de abertura da Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025 no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima.

O evento que abrange os quatros municípios do Vale do Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, marca o início de um ciclo de celebrações e atividades que destacarão as riquezas culturais, gastronómicas e vitivinícolas da região.

Os quatro Municípios foram recentemente reconhecidos como Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025. Este prestigiado reconhecimento celebra a excelência da gastronomia local e dos Vinhos Verdes, com um foco especial na casta Loureiro, um dos produtos endógenos mais emblemáticos da região. O objetivo principal é promover o turismo enogastronómico e a valorização do património cultural dessa área.

O projeto procura impulsionar a produção de Vinhos Verdes, fortalecer a identidade gastronómica local e fomentar o turismo sustentável. Além disso, promove a economia circular, incentivando a colaboração entre as comunidades e os diversos atores locais, e ainda estimula o intercâmbio de saberes entre profissionais do setor agroalimentar, da restauração e de outros segmentos estratégicos.

Reconhecido como um destino turístico de excelência, o Vale do Lima combina tradição e inovação, oferecendo uma experiência única que junta cultura, gastronomia de alta qualidade e práticas sustentáveis. Esta iniciativa consolida o Vale do Lima como centros de referência em turismo e enogastronomia, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a fixação de comunidades na região.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!