A galeria de arte ao ar livre instalada no Vale do Âncora reabre ao público este sábado, 28 de março, através de uma visita guiada integrada na caminhada interpretada “Segredos e Lendas do Âncora”, em Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo.
A iniciativa convida os participantes a percorrer um itinerário de cerca de seis quilómetros, onde obras de arte contemporânea dialogam com a paisagem, distribuídas por quatro locais de elevado valor paisagístico e cultural: Campo das Oliveiras, Cascata da Tábua, Capela de S. Pedro e Moinho de Portinho de Bois.
Nesta edição, alguns dos artistas participantes — Agustín Soage Bastón, Ana Cruzeiro, Cipriano Oquiniame, Fernanda Vilas Boas, João Rêgo, Mónica Taboada Veiga e Nettie Burnett — estarão presentes, proporcionando contacto direto com os processos criativos e com as abordagens contemporâneas à relação entre arte e natureza.
Para além da dimensão artística, a caminhada integra uma componente de interpretação do património natural e cultural que evidencia a forma como as condições naturais e biogeográficas moldaram o Vale do Âncora, influenciando a ocupação humana, a organização dos caminhos, os sistemas agrícolas e a construção da paisagem rural.
A nova edição surge na sequência da forte adesão à primeira caminhada, cujas inscrições esgotaram rapidamente, abrindo agora uma nova oportunidade para o público participar numa experiência que alia conhecimento, fruição estética e contacto direto com a natureza.

