Magia de Natal regressa a Arcos de Valdevez de 27 de novembro a 11 de janeiro

De 27 de novembro a 11 de janeiro, a Magia de Natal volta a envolver Arcos de Valdevez, enchendo o concelho de cor, brilho e animação, para alegria de quem aqui vive e de todos os que o visitam.

A Câmara Municipal convida arcuenses e visitantes a celebrarem esta quadra através de um programa repleto de iniciativas: a Floresta Encantada na Porta do Mezio, o Mercado de Natal, espetáculos de música e teatro, exposições, atividades familiares — com especial destaque para os mais pequenos — e muito mais.

Com este conjunto de ações, o Município pretende, não só, proporcionar um ambiente de magia, alegria e confraternização cultural e social, mas também valorizar o que de melhor se faz no concelho, contribuindo para dinamizar o comércio, o turismo e a criação de rendimento e emprego.

As ruas ganharão luz e cor, transformando o concelho num verdadeiro cenário festivo, ao qual se juntam a música e a animação presentes em vários pontos. O comércio local associa-se à celebração através do sorteio de Natal e de montras criativas e luminosas, que enriquecem ainda mais o espírito da época.

A programação inicia-se a 27 de novembro, às 18h, com a inauguração das luzes de Natal, no Largo da Lapa, o qual contará com momentos de música e dança.

No dia seguinte, 28 de novembro, às 18h, abre a Floresta Encantada na Porta do Mezio — um dos eventos mais emblemáticos da quadra — que promete, mais uma vez, transformar este espaço num ambiente mágico repleto de luzes, animação e momentos inesquecíveis para toda a família.

A música e a dança são também pontos fortes desta edição, com destaque para Sofia Escobar, a 6 de dezembro, no Centro Interpretativo do Barroco; o espetáculo Tango Passion (Argentina), a 7 de dezembro, na Casa das Artes; e o concerto The Soul Sisters of Gospel (EUA), a 13 de dezembro, no Centro Interpretativo do Barroco.

A habitual Exposição de Árvores de Natal, elaboradas pelas Associações e IPSS do concelho, estará patente de 12 de dezembro a 11 de janeiro.

O Encontro Intercultural: Natal pelo Mundo regressa nos dias 13 e 14 de dezembro, celebrando a diversidade cultural através de animação variada, convívio e partilha de tradições, reforçando o espírito de inclusão que caracteriza o Natal.

Para os mais novos, haverá várias propostas, nomeadamente Oficinas de Férias, nas Oficinas de Criatividade Himalaya/Centro Ciência Viva, de 15 a 19 de dezembro; Férias com História, no Paço de Giela, de 17 a 19 de dezembro; e Férias dos Duendes, na Biblioteca Municipal/Casa das Artes, nos dias 22 e 23 de dezembro.

A programação inclui ainda a Animação de Rua “Natal nas Ruas”, de 16 a 23 de dezembro, com atuações de grupos corais, musicais e associações locais.

O Mercado de Natal – Músicas no Natal regressa ao Campo do Trasladário de 16 a 21 de dezembro, oferecendo seis dias de animação com música, teatro, showcookings, workshops, a casinha do Pai Natal e muita diversão para os mais pequenos.

A 21 de dezembro, realiza-se mais uma edição do Natal Run Solidário, iniciativa que alia desporto e solidariedade, com recolha de bens alimentares para instituições sociais do concelho.

Além de outras atividades e concertos previstos, no dia 31 de dezembro terão lugar as comemorações de Passagem de Ano no Campo do Trasladário.

O espírito natalício estende-se a todo o concelho, com diversas iniciativas locais: iluminação e Presépio de Natal em Soajo; “Pegadas de Luz – O Caminho do Presépio” em Oliveira; decoração das fontes e lavadouros em Prozelo; presépios visitáveis no Couto e em Sistelo; árvore de Natal gigante em Rio de Moinhos; e a iluminação do Miradouro de São Mamede, em Senharei.

A Magia de Natal encerra a 11 de janeiro com o tradicional Concerto de Ano Novo pela Banda da Sociedade Musical Arcuense, que sobe ao palco do Auditório da Casa das Artes para brindar o público com a qualidade musical a que já habituou a comunidade.

O concelho convida, assim, todos os arcuenses e visitantes a viverem uma época natalícia inesquecível, repleta de animação, cultura e momentos especiais para todas as idades.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!