Melgaço assinala Dia Mundial do Turismo nos dias 26 e 27

Nos dias 26 e 27 de setembro, Melgaço assinala o Dia Mundial do Turismo com entradas gratuitas na Rede Melgaço Museus, experiências de bem-estar e programas de enoturismo.

“O turismo afirma-se, inequivocamente, como um dos pilares estratégicos para o desenvolvimento económico e para a coesão territorial do nosso concelho. Celebrar o Dia Mundial do Turismo é, acima de tudo, celebrar o território, celebrar os turistas que nos escolhem, e celebrar as gentes de Melgaço que os recebem com a nossa característica hospitalidade. É graças a esta dinâmica que continuamos a valorizar a nossa riqueza ímpar, partilhando com o mundo o nosso património, a nossa história, a nossa cultura, a nossa identidade, a nossa natureza, a nossa gastronomia e o nosso Alvarinho”, referiu o autarca de Melgaço, José Albano Domingues.

Inspirado no tema da OMT, o Município lançou a experiência interativa “O Impostor no Museu”. O desafio exige um olhar atento: ao percorrerem as exposições, os participantes são convidados a descobrir uma imagem falsa (“intrusa”), gerada através de Inteligência Artificial, que se encontra dissimulada no espaço.  

A iniciativa decorre em simultâneo nos quatro espaços museológicos do concelho:  a Torre de Menagem, o Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup Passek, o Espaço Memória e Fronteira, e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro.  

Esta é uma forma do concelho melgacense atrair visitantes e mostrar-lhe a riqueza natural existente, assim como as propostas do património edificado local.

Esta iniciativa responde ao repto que lhe foi lançado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), sob o tema “Agenda Digital e Inteligência Artificial para redesenhar o turismo”, o Município convida os visitantes a explorar a união entre a tecnologia e o contacto humano nos museus, nas adegas e nas Termas de Melgaço.

Todas as informações de horários e acessos sobre a Rede Melgaço Museus estão disponíveis aqui.

O concelho de Melgaço disponibiliza experiências aos visitantes.

Soalheiro, “Ler o Lugar”: 

Nos dias 26 e 27 (das 09h30 às 18h30), os visitantes são recebidos numa Mesa 3D imersiva, conduzida por uma viticultora, ligando a leitura digital do território às parcelas de vinha. Segue-se uma prova que demonstra o impacto do solo nas características do vinho.

Para reservas e mais informações: 251 416 769, [email protected] e www.soalheiro.com.

Quintas de Melgaço, “Aromas à Solta – À Descoberta do Alvarinho”:

No dia 26, a adega propõe inovar através da desconexão. O convite é para desligar os ecrãs e participar numa experiência sensorial de descoberta do Alvarinho, focada no despertar dos sentidos e na valorização das relações humanas, através de uma prova comentada de vinhos Alvarinho.

Para reservas e mais informações: 251 410 020, [email protected] e www.quintasdemelgaco.pt.

Quinta das Alvaianas, “Dia de Portas Abertas”:

Nos dias 26 e 27 (das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18h30), a Quinta das Alvaianas convida a um passeio pelas vinhas e adega, com provas comentadas das melhores colheitas, num ambiente acolhedor e focado na partilha de histórias e na paixão pelo vinho.

Para reservas e mais informações: 251 401 897, [email protected]www.alvaianas.pt.

Termas de Melgaço:

Nos dias 26 e 27 (das 10h às 19h), o espaço termal convida à descoberta do património, da história e da riqueza das suas águas termais, com um desconto de 10% nos seus serviços, proporcionando uma oportunidade especial para usufruir de uma experiência de bem-estar neste espaço de referência do concelho.  

Para reservas e mais informações: 251 404 404, [email protected] e www.termasdemelgaco.pt.

Quinta de Vila Nova, “Da lã natural à cor, num encontro entre matéria, natureza e território.”

No dia 26 (das 15h às 18h), a Quinta de Vila Nova recebe a artista plástica Patrícia Oliveira para uma oficina dedicada à feltragem e à tinturaria natural em lã, numa descoberta das técnicas de feltragem molhada e exploração da utilização de elementos naturais no processo de tingimento.

Para conhecer mais propostas clique aqui.

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, possui mais de 20 anos de experiência na área do jornalismo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!