Melgaço vai promover formações em apicultura e produção de fumeiro

Melgaço já abriu inscrições para duas novas formações no concelho. Criação de fumeiro tradicional e da apicultura são as propostas, que serão desenvolvidas pela escola profissional EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior em parceria com o Município de Melgaço.

A formação em Fumeiro Tradicional será “desenvolvida em colaboração com o projeto NUTRIR do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e quer transmitir conhecimentos e práticas para a produção de enchidos e fumeiro de qualidade, contribuindo para a preservação e valorização deste património gastronómico do concelho”. As sessões decorrerão em horário pós-laboral no pólo de Melgaço da EPRAMI.

Já a formação em apicultura é promovida em parceria com a APIMIL – Associação dos Apicultores de Entre‑Minho e Lima e pretende “dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos sobre todo o ciclo da atividade apícola, incluindo maneio das colmeias, gestão de apiários, sanidade apícola e boas práticas de extração, acondicionamento e comercialização de produtos”.

As formações destinam-se a empregados e desempregados com escolaridade mínima do 4.º ano e decorrem em horário pós-laboral. As sessões teóricas terão lugar na EPRAMI, em Melgaço, sendo que a componente prática da formação em apicultura será realizada em apiários locais.

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, possui mais de 20 anos de experiência na área do jornalismo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!