O novo executivo da Câmara de Caminha, liderado por Liliana Silva, coligação O Concelho Primeiro, toma posse no próximo dia 04 de novembro.
Fonte da Coligação lamenta o atraso na tomada de posse, referindo a “incompreensão e profunda preocupação relativamente ao arrastamento injustificável da tomada de posse dos novos órgãos autárquicos municipais, marcada apenas para o penúltimo dia do prazo legal”.
“Quem verdadeiramente perde com esta demora é o concelho de Caminha. O actual executivo municipal encontra-se em mera gestão corrente, o que o impede de tomar decisões estruturantes e de implementar medidas que possam influenciar de forma positiva o futuro do nosso concelho” continua a publicação na rede de Facebook.
A elaboração do Orçamento e do Plano de Atividades para o próximo ano é uma preocupação da Coligação. “Um executivo em gestão corrente está igualmente impedido de rever o orçamento em vigor, deliberar sobre obras, contratos, empréstimos ou parcerias que comprometam o futuro financeiro do município, criar ou extinguir serviços, departamentos ou empresas municipais, nomear, contratar ou exonerar pessoal (salvo em casos absolutamente indispensáveis), alienar ou adquirir património municipal e aprovar planos, regulamentos ou estratégias de médio e longo prazo”.
“Apesar do tempo que o actual executivo está a fazer perder ao concelho com esta demora injustificada na transição de mandatos, a Coligação “O Concelho em Primeiro” reafirma que está pronta para recuperar o tempo perdido. Trabalharemos com empenho, determinação e sentido de urgência para minimizar os impactos negativos desta situação e devolver ao concelho o dinamismo, a ambição e a confiança que o município merece”, lê-se na publicação.
