Ponte de Lima celebra geminações e lança moeda nos 900 anos do Foral

Vão ser hoje assinados, pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, três novos acordos de geminação durante um encontro com municípios – no âmbito do programa das comemorações dos 900 anos do Foral – com quem já existem geminações. Serão com os municípios de Saint-Cyr l’École (França), Allariz (Ourense, Espanha) e Dujiangyan (China).
Por outro lado, vão ser renovadas as geminações com Xinzo de Limia (Espanha), Chalette-Sur-Loing e Vandoeuvre (França) e Rio de Janeiro (Brasil).

No âmbito destas comemorações, decorre hoje, dia 3, pelas 15h00, este encontro de Ponte de Lima com as comunidades, que prevê uma celebração com as geminações, conforme acima referimos. No final, realizar-se-á o “Fórum Portugal-Brasil, Perspetivas de Futuro”, com a presença de várias entidades.
Já à noite, pelas 22h00, o areal do Rio Lima recebe o concerto de abertura das Comemorações dos 900 anos de Foral de Ponte de Lima, com a presença do conjunto musical Calema e fogo de artifício à meia-noite.

Dia 4, terça-feira, é Feriado Municipal pela primeira vez. Será inaugurada, pelas 10h, a exposição “Legados da escrita limiana: 9 séculos de história, 9 escritores”, na Biblioteca Municipal. Uma hora depois, na Torre da Cadeia Velha, abre a exposição “Ponte de Lima, 900 anos de História”.
Uma arruada de bombos irá animar centro histórico, estando também previsto, ao início da tarde, um desfile do folclore. Às 14h30 será Uma coroa de flores será colocada, pelas 14h30, junto à estátua de D. Teresa e descerrada uma placa evocativa da data que se está a assinalar.

Segue-se, às 15h30, uma sessão solene, no Pavilhão de Feiras e Exposições, está marcada para as 15h30. Será o momento para a apresentação da moeda comemorativa dos 900 anos de foral de Ponte de Lima. Segue-se a palestra do historiador Joel Cleto “900 anos de um foral. Herança e protagonismo”.

Para terminar o dia, estreará, no Teatro Municipal Diogo Bernardes o espetáculo alusivo à efeméride “Aos que Habitam Sob Este Céu – 9 séculos do que somos”.

Entretanto, ontem decorreu, no centro histórico, o Desfile da Tradição, que começou na Avenida dos Plátanos, percorreu a zona da beira rio e depois, em vários locais da vila, registaram-se atuações dos grupos envolvidos.
A iniciativa envolveu 14 grupos folclóricos de Ponte de Lima e integrou-se no início das comemorações dos 900 anos da atribuição do foral a Ponte de Lima.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!