Posto de Turismo abre portas à memória e tradição dos Trajes de Arcos de Valdevez

O Centro Municipal de Informação e Turismo (CMIT) de Arcos de Valdevez acolhe a exposição “O Traje das Terras de Val de Vez” com exemplares únicos e que contam a história e as raízes do território.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, e da vice-presidente, Emília Cerdeira.

Na ocasião, o autarca enalteceu a importância de dar a conhecer o passado, reforçando o presente para garantir a memória do futuro.

O momento foi também palco da apresentação do livro “Romarias Maravilhas de Portugal, Vol. I – Meu Querido Mês de Agosto”, de Libório Manuel Silva e com o apoio do Município, que realça as Festas de Nossa Senhora da Lapa, símbolo maior das festividades em Arcos de Valdevez.

Lançado em junho deste ano, a obra deu o mote à exposição já que a capa é ilustrada por vários exemplares de trajes da coleção de Ivo Rua, garantindo a identidade coletiva que une a fé, a tradição e as memórias populares.

A mostra sobre os trajes tradicionais de Arcos de Valdevez reúne parte do espólio deste colecionador apaixonado pelas vestes antigas, e que demonstram a riqueza etnográfica do concelho.

A abertura oficial teve ainda a presença Federação do Folclore Português, através da vice-presidente e coordenadora do Núcleo do Minho, Elisa Alves, que elogiou toda a exposição e assegurou a disponibilidade da instituição em continuar a trabalhar em parceria com todos para manter vivas as tradições.

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, possui mais de 20 anos de experiência na área do jornalismo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00€

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!