Esta terça-feira e quarta-feira, o concelho de Caminha será palco das Jornadas Parlamentares do Partido Social Democrata.
Na manhã de terça-feira, as jornadas iniciam com visitas ao portinho de Vila Praia de Âncora e ao paredão da praia de Moledo. A sessão formal de abertura contará com intervenções do líder parlamentar e secretário-geral do PSD, Hugo Soares, da presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, e do líder da distrital de Viana do Castelo, Olegário Gonçalves.
O primeiro painel abordará o tema “As crianças e os ambientes digitais”, em linha com a recente aprovação, na generalidade, de um diploma do PSD que regula o acesso às redes sociais a menores de 16 anos. Participam na discussão Hugo Silva, inspetor-chefe da Polícia Judiciária na área do contraterrorismo; Liliana Santos, atriz e influencer; Mariana Norton Reis, presidente da Associação Mirabilis; e Tiago Proença dos Santos, neurologista pediátrico. O debate será moderado pela deputada Eva Brás Pinho.
O jantar da terça-feira terá como orador convidado o ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas, que foi líder do CDS-PP entre 1998 e 2005 e novamente entre 2007 e 2016, além de ter desempenhado funções como ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, e vice-primeiro-ministro nos governos liderados por Pedro Passos Coelho.
O segundo dia das jornadas, quarta-feira, contará com um painel dedicado ao PTRR, programa lançado pelo Governo na sequência de tempestades que provocaram 18 mortes e centenas de desalojados. Participarão os ministros da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida; das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz; e do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. O debate será moderado pela deputada Ana Gabriela Cabilhas.
O encerramento das jornadas será feito pelo presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, ao almoço de quarta-feira. Inicialmente previstas para fevereiro, as jornadas foram adiadas devido ao mau tempo e acontecem logo após a tomada de posse do novo Presidente da República, António José Seguro.
As últimas jornadas parlamentares do PSD, organizadas em conjunto com o CDS-PP, realizaram-se em Évora em julho do ano passado e tiveram como convidado principal Luís Marques Mendes, candidato apoiado pelos dois partidos nas presidenciais, que obteve 11,3% dos votos na primeira volta.

