Retimbrar e Homem em Catarse vão subir à Casa das Artes

Retimbrar e Homem em Catarse vão atuar no próximo sábado, dia 14 de fevereiro, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez.

Os Retimbrar regressam à estrada com novas criações, preparando o caminho para um futuro disco, mais de um ano após “Levantar do Chão”. Com um trabalho cuidadoso de palavras, timbres e arranjos, o grupo revisita referências como José Afonso e Carlos Paredes e reafirma o seu movimento TugaBeat, uma abordagem audaz e contemporânea enraizada nas tradições musicais portuguesas. Oito músicos dão corpo a este projeto que celebra o folclore, a poesia popular e a oralidade, partindo do ritmo para construir narrativas que refletem a vivência entre o rural e o urbano. Com um percurso marcado por obras como “Voa Pé” (2016), “Levantar do Chão” (2022) e projetos paralelos como podcasts e documentários, os Retimbrar têm alcançado reconhecimento nacional e internacional, com destaques nas tabelas Transglobal World Music Chart e World Music Charts Europe. 

Homem em Catarse, alter-ego do multi-instrumentista Afonso Dorido, afirma-se como uma das vozes mais singulares da música portuguesa contemporânea. Três anos após o álbum intimista “Sete fontes”, composto inteiramente ao piano, regressa com “Catarse natural”, um disco eclético que cruza folk, shoegaze, pós-fado e world music, combinando canções de intervenção e paisagens sonoras. A obra mergulha em inquietações pessoais e sociais, da crise habitacional ao egocentrismo, da esperança à partilha, e conta com a colaboração de vários músicos de renome. Em 2026, o artista segue em digressão para apresentar este quarto disco e celebrar dez anos de carreira, assinalados com a reedição comemorativa de “Guarda-Rios”.

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, possui mais de 20 anos de experiência na área do jornalismo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!