“Serrou-se” a Velha

Como manda a tradição, em meados da Quaresma acontece a serração da velha, por isso mesmo a Ronda Típica de Carreço, uma vez mais, realizou neste ano de 2023 a dita serração da velha, em moldes diferentes é certo por imposição da nova lei, mas manteve todo o cunho tradicional deste evento.

Assim à hora aprazada o povo acorreu ao logradouro da sede da junta de freguesia, por sinal bem perto do ex-largo da cabine onde anteriormente eram realizadas as “exéquias” da serração da dita senhora, para receber a chegada da velha, a qual não tardou a surguir, não em cortejo apeado, mas em moldes mais confortáveis e atualizados, pois chegou auto transportada em viatura de caixa aberta, depois de apeada entrou no logradouro da sede da junta em ombros dos nossos jovens ao som dos famosos zaquelitraques. 

Seguiu-se a leitura do testamento para as jovens donzelas de Carreço e para as instituições. Foi o momento de algum “suspense” para umas e curiosidade para outras, pois é sempre novidade o legado testamentário. A leitura por vezes provocou risos e boa disposição aos ouvintes por a testadora ter doado alguns dotes mais cáusticos, mas no fim todos ficaram de boas relações, amizade e satisfeitos de terem passado uma noite de alegre convívio.

O último ato cerimonial foi a queima da velha ao som estridente dos zaquelitraques e búzios. Durante todo o processo de queima, os jovens carrecenses não abrandaram o ritmo, terminando com um esgalha alucinante.

Como conclusão referente ao modo como foram enquadradas as alterações provocadas pela nova lei, quanto a nós foram excelentes, é desta forma da aplicação prática da resiliência que se obtêm resultados maravilhosos como o presente. 

Parabéns à Ronda Típica de Carreço por saber ultrapassar neste ano de dupla crise. Igualmente parabéns à nossa Junta de Freguesia por ter acolhido este evento no local certo. 

Por último, parabéns a todos quantos se deslocaram até à sede da junta para ver, ouvir e participar nesta nossa antiquíssima tradição, quanto a nós estiveram mais do que em anos anteriores, mas esperamos que para o ano estejam ainda mais.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!