Regresso a casa do Eixpressões

O Eixpressões esteve de volta ao Largo das Neves! Regressou com casa cheia e alma luminosa. O ambiente era de festa e muitos foram os que marcaram presença para assistir à belíssima programação associada ao 9.º Encontro do Teatro Popular do Noroeste Peninsular.

Depois de um interregno imposto pelo contexto pandémico, voltou-se a festejar o teatro popular no lugar repartido por três freguesias vianenses do Vale do Neiva, o Largo das Neves. A fortaleza do secular Auto da Floripes foi acolhedor e transformou-se na capital do teatro popular do noroeste peninsular.

Este projeto cultural, retomado pelas mãos da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, realiza-se desde 2011, com os propósitos de valorizar, preservar e promover o teatro popular. Em sintonia, tem procurado, igualmente, reforçar o intercâmbio cultural no noroeste peninsular e afirmar Viana do Castelo e o Auto da Floripes como dinamizadores do teatro popular ibérico. Com efeito, o palco das Neves dará uma vez mais expressão à cultura popular através de uma mescla de dança, teatro, música e mímica.

No presente ano, apesar de diversas circunstâncias, as expetativas da organização e do público presente foram superadas, uma que se conseguiu a concretização dos objetivos através de um programa eclético e representativo dos géneros e das regiões geográficas do noroeste peninsular.

Na companhia com o Eixpressões, tivemos animação tradicional (bombos, gigantones e concertinas) e, a cargo da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, uma mostra de sabores e artesanato – que incluiu um jantar solidário para o Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe. A noite prolongou-se até às quatro da madrugada com a animação noturna, numa parceria com o Bar do Neves.

Item adicionado ao carrinho.
1 item - 100.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.