Disputou-se este fim de semana a segunda jornada do campeonato nacional por equipas da terceira divisão, em xadrez, com a ADC Perre a receber o Clube Amador de Mirandela.
Depois da derrota na primeira jornada, em Guimarães, frente ao Vitória B, a equipa perrense, que procurava o primeiro triunfo da época nesta prova, fez alinhar o mestre Nacional Henrique Pereira, um dos reforços da época, David Melo e dois jovens da academia Duarte Fonte e Pedro Parente. Do lado da equipa visitante alinharam Paulo Afonso, Nuno Magalhães, Martim Conde e Diogo Santos.
Bem cedo, começou a desenhar-se o triunfo da equipa vianense, com o MN Henrique Pereira triunfar no primeiro tabuleiro e a dar o mote para as vitórias nos restantes tabuleiros, cabendo a Pedro Parente fixar o 4-0 final.
Com este triunfo, a ADC Perre soma agora 4 pontos, a dois pontos do líder, Vitória SC B. Na próxima ronda, a disputar a 4 de março, a ADC Perre desloca-se a Barcelos para defrontar a equipa local.
O xadrez vianense arrancou assim para um ano de muito xadrez na cidade europeia do desporto 2023, continuará já de 18 a 20 de fevereiro com o campeonato distrital de jovens desta época, na qual marcarão presença várias dezenas dos melhores xadrezistas minhotos para disputar os 14 títulos jovens da época.
A prova, co-organizada pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga e pela ADC Perre, disputar-se-á no centro Académico do IPVC. As inscrições encontram-se a decorrer.