Repositório de dados de investigação da UMinho é apresentado hoje

No dia em que assinala mais um aniversário, a Universidade do Minho apresenta publicamente o Data RepositóriUM (datarepositorium.uminho.pt), o repositório de dados da UMinho, um novo serviço para partilhar, publicar e gerir dados de investigação. Tal como há 17 anos com o RepositóriUM, a UMinho é pioneira na disponibilização de um repositório de dados de investigação para a sua comunidade.

A sessão de apresentação conta com a presença do reitor Rui Vieira de Castro e do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, e acontece a 17 de fevereiro, entre as 16h e as 17h30, no Espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga.

A gestão, abertura e partilha dos dados tem vindo a assumir uma crescente importância nas políticas e nas práticas de investigação no quadro da ciência aberta. A União Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, definiu a obrigatoriedade da elaboração de planos de gestão de dados, bem como o depósito e partilha (com possibilidade de exceção) dos dados produzidos pelos projetos financiados. A UMinho, que foi pioneira no estabelecimento de um repositório institucional em 2003, e tem vindo a promover o acesso aberto e a ciência aberta, pretende agora consolidar um plano de intervenção para a gestão de dados de investigação, disponibilizando alguns serviços e ferramentas de suporte, como o Data RepositóriUM.

O Data RepositóriUM foi estabelecido usando a plataforma open source Dataverse (dataverse.org), desenvolvida e disponibilizada pela Universidade de Harvard, e utilizada por mais de meia centena de instituições académicas e científicas de todo o mundo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.