De acordo com informação recolhida junto da Autarquia, em julho passado, demos a notícia de que estaria para breve o início das obras de conservação e restauro do imóvel do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), sito na Praça Linha Vale do Lima, na Meadela.
Dado que os meses se foram passando e que apesar do estaleiro estar montado «desde aquela data» as obras não se iniciaram até hoje, refletindo o sentimento público, procuramos informar-nos dos motivos do atraso no início das obras.
Assim na procura de informar os nossos leitores com objetividade, contactamos o presidente da União de Freguesias de Viana (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, que depois de contactar o IHRU, para obter as necessárias informações, sobre o estado atual da empreitada e o porquê do atraso no início das obras, nos informou que as mesmas, «depois de ultrapassadas todas as formalidades», foram finalmente adjudicadas no passado dia 09 de novembro e contactado o responsável da obra por parte da Empresa adjudicatária, informou que terão inicio no decorrer do mês de dezembro, ou início de janeiro de 2019.
Pela sua urgência, esperamos que não surja mais nenhuma contrariedade e que as mesmas arranquem de facto na previsão que agora passa a ser pública.
REQUALIFICAÇÃO
Como aqui já referimos e tem sido informado na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias, decorre, «pela Câmara Municipal, a execução de um projeto para a requalificação da Praça da Linha do Vale do Lima, que se tornou a nova centralidade da Meadela.
O projeto não terá sido certamente mais célere, «como o desejado por todos» porque, ao que sabemos tem estado dependente da decisão de que a requalificação seja ou não desenhada de modo a ser compatibilizada com o possível retorno da “Feira semanal de Meadela” para aquele local. Essa foi também uma promessa eleitoral da força política que lidera a União de Freguesias e que também foi reiterada «maioritariamente» em Assembleia de Freguesia.
Dada a natural morosidade que tudo isto acarreta, mesmo depois de concluído o respeito projeto, com o lançamento da empreitada, a adjudicação e início da intervenção, começa a recear-se, no seio da Comissão de Festas da Meadela, que as obras possam vir a colidir com a realização das Festas 2019.
É público que aquela Praça é o local do parque de diversões das festas há já mais de 60 anos.
PELA AUTARQUIA
Entre as atividades mais recentes da Junta de Freguesia, que foram por nós constatadas, registe-se e saúde-se a pintura geral dos muros do cemitério Paroquial, por altura do Dia de Todos os Santos.
Também no cemitério e na chamada parte nova, «alargamento», continuam em construção novos jazigos, a comprovar a grande procura por parte dos meadelenses, dado que já foram construídos e vendidos oito jazigos nesta área do cemitério.
Limpeza de Ribeiros
Foi recentemente feita, «pelas entidades competentes», a limpeza das margens dos ribeiros na zona de Portuzelo, nomeadamente na Ribeira de Portuzelo e seus afluentes, medida que visa naturalmente proporcionar uma maior fluidez dos caudais no inverno que se avizinha, pelo que saudamos a realização periódica destes trabalhos.
Falecimentos
Outubro
Dia 20 – Aberto Rodrigues Maciel, de 85 anos de idade, residente na rua do Barral.
Dia 22 – Manuel Fernandes Rodrigues do Rego, de 75 anos de idade, residente na rua de Portuzelo.
Dia 27 – Ana Maria Garcia, de 88 anos de idade, residente na rua do Calvário.
Dia 30 – Deolinda Gonçalves Lopes, de 87 anos de idade, residente no Bêco do Mosteiro.
Novembro
Dia 06 – Moisés Augusto Fernandes da Ponte, de 86 anos de idade, residente na rua do Pontes.
Dia 12 – José Carlos Gonçalves Mesquita, de 64 anos de idade, residente na rua do Carrascal.
Dia 22 – José de Castro Araújo, de 79 anos de idade, residente na rua Alfredo Reguengo.
Às famílias enlutadas apresentamos as nossa condolências