Três jovens de Viana do Castelo, com idades entre os 17 e os 19 anos, foram resgatados no último domingo do rio Lima em hipotermia e conduzidos ao hospital, tendo sido notificados pelo incumprimento da interdição das praias fluviais e marítimas.
O agente Marcelino Costa, da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo, explicou à Lusa que “os jovens, da freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima, estavam a tomar banho quando sentiram dificuldade no regresso a terra”.
Um dos jovens “ainda conseguiu nadar até ao areal, junto à capela de São Lourenço e, os outros dois, agarraram-se à base de um dos pilares da ponte Eiffel, tendo sido resgatados por um barco de recreio”.
O responsável adiantou que os “três jovens foram conduzidos ao hospital devido ao estado de hipotermia em que se encontravam”.
Marcelino Costa adiantou que os jovens estavam a praticar uma atividade que não é permitida ao abrigo do estado de calamidade decretado pelo Governo, na sequência da pandemia de Covid-19 e que “vão ser notificados do incumprimento daquela norma”.
O agente explicou ainda que “só serão alvo de processo se reincidirem na sua prática”. Lembremos que, na última semana, a Câmara Municipal renovou a interdição do acesso às praias fluviais e marítimas do concelho.
O alerta foi dado cerca das 17h15. Ao local compareceram um total de 13 operacionais, e cinco viaturas, dos Bombeiros Sapadores, Cruz Vermelha e PSP. Para o local a PM mobilizou dois agentes, uma viatura de todo o terreno e uma lancha semirrígida que acabaria por não ser utilizada.