No último dia 19 realizou-se, na Igreja da Misericórdia, a assinatura do contrato para execução de intervenção e restauro do espólio artístico da igreja da Misericórdia.
Marcaram presença a Mesa administrativa da Santa Casa e os representantes da OCR – Oficina de Conservação e Restauro, empresa contratada para a intervenção. A obra, autorizada pela Direção Regional de Cultura do Norte, terá a duração de cerca de 480 dias e está orçada em 82 400 euros. Esta intervenção recebeu um apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo através de um protocolo assinado em julho de 2021.
O restauro dos altares laterais e colaterais da igreja da Misericórdia vem no seguimento do restauro e conservação do altar-mor do templo e espelha a preocupação da Santa Casa em preservar o património artístico e permitir que as gerações futuras continuem a disfrutar deste riquíssimo espólio.
O conjunto Igreja-Hospital da Misericórdia de Viana do Castelo foi decretado Monumento Nacional em 16 de Junho de 1910. O ouro da talha dourada sobre o azul dos azulejos dá à igreja o estatuto “de magnífica joia do Barroco”.