Restauração e cafetaria: restrições doem

Face às medidas decretadas pelo governo para os segundo e terceiro fins de semana deste mês, o estado de espírito verificado junto dos operadores da restauração e similares de hotelaria, em Santa Marta de Portuzelo, foi o de um misto de compreensão e preocupação.

Esta bem maior que aquela, já que haverá situações de quebra das receitas na ordem dos 80/90%. A situação é delicada, como o demonstram as imagens colhidas nos dois cafés mais centrais da freguesia, Café Cancelo e Café Santa Marta, sendo idêntica a situação de todos os outros. Os seus responsáveis estão visivelmente apreensivos, pois há o temor de que as medidas agora tomadas se venham a prolongar no tempo, se ineficazes. Em boa verdade, nesta área económica estão depositadas muitas esperanças na quadra natalícia.

Com efeito, e pese embora a massa salarial engrossar com o subsídio de Natal ou 13.º mês, ela significa, em alguns casos, o período de maior produtividade e consequentes receitas. Queremos todos acreditar que a grande maioria da população vai respeitar as regras em vigor, do que deverá resultar, em consequência, um mês de dezembro em recuperação, e não só no setor em apreço como na economia em geral.

Todavia, nunca é demais recordar que a vitória sobre esta pandemia continua a pertencer ao adequado comportamento de cada um. Que todos saibam conduzir-se responsavelmente, aguardando com serenidade e confiança o aparecimento da vacina que venha a proporcionar a propalada imunidade de grupo, já que o “bicho” parece ter vindo para ficar. Nunca, como hoje, o cuidado de cada um consigo mesmo foi tão importante para os demais.

VACINA CONTRA A GRIPE
Nas instalações da Junta de Freguesia, cerca de 400 pessoas foram vacinadas contra a gripe sazonal, numa louvável iniciativa da Câmara Municipal, com o apoio da Junta de Freguesia, em articulação com o Centro de Saúde. Entre outras iniciativas que as autarquias têm promovido, esta foi uma forma funcional e segura, na salvaguarda da saúde e bem-estar das populações, o que é sempre de enaltecer e louvar. Ainda são aceites inscrições, via telefone, para residentes a partir dos 65 anos de idade: devem fornecer o contacto telefónico, data de nascimento, número de utente do SNS e nome do médico de família.

MISSA VESPERTINA DE SÁBADO ÀS 11H00
A liturgia continua a pautar-se pelo sentido da responsabilidade perante a crise pandémica, cumprindo-se escrupulosamente com as determinações, quer da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), quer das autoridades sanitárias. Em toda a atividade, destaca-se o cuidado com a catequese e a celebração da Eucaristia, sobretudo dominical. A catequese está dividida em quatro grupos (dois na infância e dois na adolescência). Para maior segurança, o encontro de cada grupo é mensal, correspondendo-lhe um dos sábados do mês, e insere-se na primeira ou única missa vespertina. Com este formato está salvaguardada a segurança de catequizandos, familiares acompanhantes e catequistas, graças à dimensão da igreja paroquial. Para tal, os lugares disponíveis são prioritariamente preenchidos pela catequese. Única forma de ser celebrada a missa vespertina, cujas vantagens na otimização dos espaços são evidentes, foi transferi-la para as 11h00 de sábado, à semelhança do que é feito noutras dioceses, respeitando assim as decisões governamentais.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.