O executivo municipal aprovou aprovou, por unanimidade, uma moção a enviar ao Governo a apelar ao levantamento da restrição da pesca da sardinha.
A moção, entre outras coisas, solicita ao governo português que, mantendo uma posição cautelosa e de proteção dos recursos de sardinha, defenda, junto das entidades comunitárias, que existem condições para o exercício da captura de sardinha nos próximos anos”.
O documento será enviado também ao Conselho Internacional de Exploração dos Mares, à Comissão Europeia em Portugal, ao Comissário Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas, ao primeiro-ministro, ministra do Mar, secretário de Estado das Pescas, Associação Nacional de Municípios, CIM Alto Minho e associações de pescadores de Viana do Castelo.
O objetivo da moção é “manifestar de forma inequívoca o seu apoio aos pescadores da pesca da sardinha e às suas empresas” e solicitar mais financiamentos “em consequência dos esforços assumidos pela comunidade piscatória, resultante dos períodos de paragem e redução drástica do volume de capturas”