Ribeiro “Radivau”

O nome “Radivau” é nome de um ribeiro da Zona Industrial de S. Romão de Neiva, que até há bem pouco tempo não era conhecido por muitas pessoas, mas que agora começa a entrar na memória delas e das freguesias vizinhas, pelos piores motivos.

Desde o início do ano 2022 que o “Radivau” tem vindo a ser o esgoto de diversas descargas poluentes, por parte de algumas empresas da Zona Industrial de S. Romão de Neiva. Em abril do ano 2022, o presidente da Junta de Freguesia, Sr. Manuel Salgueiro, participou à GNR, à APA e à Câmara Municipal de Viana do Castelo, as descargas que ali foram feitas, mas as mesmas continuaram, a ponto de, na semana do Carnaval, terem ocorrido mais duas. 

A primeira apresentava uma massa pastosa azul e branca e a outra, com um espaço de dois dias, de óleo e gasóleo. Indignado com mais esta situação, o Sr. presidente da Junta, convidou os presidentes da Junta de Castelo de Neiva e freguesia de Antas, bem como diversos órgãos de comunicação social, e a Associação Rio Neiva, para combinarem o que fazer, para resolver de uma vez por todas, estas situações que são de uma gravidade enorme, pois estamos a falar de saúde pública. 

Foi feita uma reunião no passado dia 23 de fevereiro, pelas 18h, com os três autarcas, S. Romão, Castelo e Antas, da qual ficou agendada o seguinte: Fazer uma reunião com a Câmara de Viana do Castelo, com a APA e com os já citados autarcas, bem como a Associação “Rio Neiva”. 

Na conferência de imprensa, dada aos órgãos de informação, falou em primeiro lugar o presidente da Freguesia de S. Romão, Sr. Manuel Salgueiro, onde, de entre outras coisas disse que iria até ao fim, para eliminar este flagelo que tão mal está a fazer às freguesias envolventes, mesmo que, se necessário, tivesse de envolver as populações das três freguesias. 

Explicou, também, que a segunda fase da Zona Industrial, à qual se referem estes factos, tinha sido muito mal construída e não foram preservadas (acauteladas), as linhas de águas, tendo como resultado as ligações indevidas à rede de águas pluviais, no troço em que a mesma se encontra entubada, dificultando por isso, a deteção dos prevaricadores. As descargas feitas para o “Radivou” correm para o rio Neiva, contaminando os campos agrícolas das suas margens. 

Também salientou que a freguesia está satisfeita com a Zona Industrial, mas que empresas que praticam tais atos, podem amanhã ir embora porque, com este comportamento, não fazem falta nenhuma. Depois entreviu o Sr. presidente da freguesia do Castelo de Neiva, Sr. Paulo Torres, que está totalmente de acordo e solidário com o que o presidente de S. Romão. Diz também que a praia de Castelo de Neiva tem a classificação de bandeira azul e que seria muito grave, que estes factos, originassem a perda da tal bandeira. 

Para além de os malefícios que a poluição comporta, disse também que o rio Neiva se encontra em bom estado, não tendo, para já, sido afetado, pois a fauna e a flora estão de boa saúde, afirmando que há locais no rio onde se encontram lontras, o que é uma prova de que está saudável. 

Falou, em seguida, o Sr. presidente da freguesia de Antas, Sr. José Viana, mostrando-se solidário com o que tinha sido dito e afirmando que podem contar com ele para o que fizer falta, afim de serem eliminadas estas anomalias existentes no rio Neiva. 

Esperemos que esta situação seja resolvida o mais breve possível, para o bem de todos.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.