“Ainda Sem Título” será inaugurada amanhã, dia 04, pelas 18h30m, na Galeria da Santa Casa da Misericórdia de Viana, e estará aberta ao público até ao dia 26 do corrente mês.
Rita de Sousa-Cardoso, sobrinha-neta do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, depois de, em setembro de 2018, ter apresentado “Coincidências”, na Associação de Empresas do Vinho do Porto (A.E.V.P.), em Vila Nova de Gaia, lança agora, passado um ano após o aniversário do centenário da morte do pintor, o seu “Ainda Sem Título”.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras do Porto, a artista desde cedo revelou apetência pela pintura, sobretudo, pela composição cromática, através de pequenos trabalhos realizados a lápis de cor e de cera.
Autodidata, foi há três anos que a sobrinha de Amadeo começou, através do óleo e do acrílico, a dar mais consistência ao seu trabalho, como muito bem refere num texto que escreveu para o Catálogo da anterior exposição:
“Há dois anos, num período em que, por motivos de saúde, estava mais por casa e comecei a ler o “Adoecer”, da Hélia Correia, senti despertar em mim qualquer coisa que inicialmente se traduziu numa enorme curiosidade sobre os pré-rafaelitas e a Elisabeth Siddal. Procurei na Internet a “Ophelia”, pintada por John Millais, e fiquei completamente desconcertada com a emoção que aquele quadro provocou em mim. Assim nasceu “O jardim” e depois “O bem e o mal e uma bóina escocesa” e depois o “Ainda sem título”(…)”, refere a artista.
“Ainda sem título” irá dar, portanto, nessa linha de continuidade, o mote para a realização da próxima exposição de Rita Sousa-Cardoso, com inauguração prevista para as 18h30 do próximo dia 04 de outubro, no espaço de Exposições da Santa Casa da Misericórdia, em Viana do Castelo.
PJ