Romaria da nossa Freguesia já apresentou o cartaz

Com ilustração da autoria de P.e Christopher Sousa e lettering de Miguel Neiva, apresentamos o cartaz da Romaria de 2021 e a explicação do que pretende transmitir o seu autor, também presidente da Comissão de Festas da Romaria: “Cartaz oficial da Romaria de Santa Marta 2021.

Este ano, no contexto pandémico que perdura, e na impossibilidade de vivermos a nossa Romaria como de costume, voltamos a focar a nossa inteira atenção na devoção que prestamos à nossa Padroeira, Santa Marta. O cartaz apresenta, de uma forma gráfica simplificada, um dos ícones principais da Romaria, o nosso imponente andor, carregado pela devoção de dezenas de homens e seguido pela fervorosa oração de centenas de fiéis.

Apesar de não substituir a emoção que se sente neste momento processional, certamente recordará a esperança que temos de, em breve, voltarmos a seguir este andor que tanto nos estimula e nos orgulha!”

Agradecemos a gentileza da vice-presidente da comissão, prof.ª Júlia Castro.

É singular a devoção dos santamartenses à sua Padroeira, Santa Marta, razão pela qual nada nem ninguém impedirão os genuínos louvores de 29 de julho e segundo fim de semana de agosto. É verdade que o povo quer manifestar a satisfação do momento à boa maneira minhota, na diversão, no convívio e no encontro. E ainda que condicionados pelas circunstâncias, algo haverá, que noticiaremos em próxima edição. Por agora, enfatizemos o quanto explica o autor do cartaz, reproduzindo, com a devida vénia, parte do texto da sua nota de abertura, na última edição do jornal Betânia do Lima: «Não nos contentamos em apenas nos rendermos às restrições impostas pela pandemia e, apesar de as respeitarmos, não nos acomodamos, e vivemos uma Romaria digníssima, orientando os nossos esforços para a devoção e oração, sempre a dimensão principal desta festa.

Este ano, com a continuidade de um contexto pandémico que nos envolve, e com a experiência do ano passado, percebemos logo desde o início que somos uns privilegiados. Podemos continuar a celebrar a nossa Romaria com toda a intensidade porque é a devoção que nos move. Por isso, este ano, o cartaz é dedicado aos santamartenses, a todos, às mulheres e homens que carregam nas suas costas e no seu coração este sentir tão genuíno e sagrado. Não reconhecemos explicitamente quem são as pessoas que carregam e seguem o andor, mas sabemos: somos nós, as nossas famílias, os nossos idosos, crianças e jovens, os nossos enfermos e fragilizados, todos os que colaboram na vivência da Romaria».

MISSA
No próximo domingo, dia 11, às 11h, haverá missa solene em honra e louvor de Nossa Senhora da Silva, na sua capela, no Largo do Souto da Silva.

NOVA BANDEIRA VERDE
A freguesia de Santa Marta de Portuzelo foi novamente distinguida pela ABAE com galardão de Eco-Freguesias XXI, cuja bandeira foi hasteada neste domingo, dia 05.

É a segunda vez que vê premiada as boas práticas nos domínios social, económico e ambiental, realizadas pelos santamartenses e pelas suas instituições.

A freguesia e os santamartenses assumiram de forma clara este compromisso, no caminho da sustentabilidade, tendo a sessão de entrega do Galardão Eco-Freguesias XXI 2021, decorrido no dia 21 de junho, em Pombal, na pessoa de Cristina Siano, tesoureira da Junta de Freguesia.

São sinais comportamentais muito importantes, mesmo que não produzam, no imediato, resultados palpáveis ou relevantes, pois indicam que se vai no bom caminho e é importante, como diz a Junta de Freguesia, que «cada um faça a sua parte e esteja disposto a ir na direção da responsabilidade ambiental».

Com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, Luís Nobre e Hermenegildo Costa, executivo da Junta, vários membros da Assembleia de Freguesia, representantes de diferentes instituições e algumas pessoas, singela, mas significativa cerimónia serviu para hastear a Bandeira Eco-Freguesias XXI 2021, testemunho da repetição da conquista de 2019. Parabéns.

NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Na presença do vereador da Câmara Municipal, Ricardo Carvalhido, da direção da Escola Pintor José de Brito e Associação de Pais, no Dia Mundial da Criança, 01 de junho, foi feita a oferta de um saco de pão, em linho, a toda a comunidade escolar da Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo. Esses sacos foram confecionados por 11 costureiras da freguesia.

Dir-se-á, a talho de foice, dada a notícia da repetição de Eco-Freguesias XXI, que as coisas não acontecem por acaso. A aposta é para vencer e nada melhor que começar por aqueles que constituirão o futuro da sociedade. Oxalá estes gestos sejam seguidos, na esperança de que dias virão em que toda a população terá relegado o uso do nefasto plástico e afins, criando hábitos, como diz o executivo da Junta de Freguesia, «que nos trarão, também, contributos para uma sociedade mais preocupada com o ambiente».

FALECIMENTOS
Com apresentação de condolências a familiares e amigos, publicamos o obituário dos últimos três meses. Abril: dia 08, Maria Rosa Fernandes Rodrigues (88 anos); dia 09, Rosa Flávia Gonçalves Santos Felgueiras (59); dia 11, Carla Sofia Carvalhido Jaco (39); dia 12, Maria Madalena Sousa Pereira (89); dia 15, Armindo Gomes Barreiro (86) e Manuel Casimiro Costa Ferreira (95).

Maio: dia 06, Maria do rego Silvério (96); dia 16, António Maciel Amorim (75); dia 28, João Parente da Rocha Sordo (70).

Junho: dia 08, Manuel Oliveira Soares Sousa (85).

JOÃO SORDO PARTIU
Foi uma surpresa, João (mais uma das tuas, no entender de alguém amigo), mas a verdade é que não sabemos o dia nem a hora em que termina o dom da vida de cada um de nós. Já lá vai um mês e a dor, própria da nossa fragilidade, continua a dificultar a arrumação das ideias, pese embora acreditar que gozas do benefício da misericórdia do Salvador, na companhia dessas tuas tão queridas Rosas (mãe e irmã), nem que para isso precises de um empurrãozinho de Santa Marta, a Padroeira que tanto amavas e cuja imagem ainda manténs no gradeamento exterior ao teu quarto. Surpresa será também a palavra correta para aqueles que não te conheciam tão bem, ao tomarem agora (nunca é tarde) conhecimento de algumas das tuas muitas qualidades: eras o tipo de pessoa que sempre cultivou a experiência da amizade e da paz; no dia-a-dia, conviver com pobre ou rico, para ti era indiferente; com igual paixão, amavas o teu grande Benfica, mas igualmente o nosso modesto Vianense, bem como a nossa ACD Santa Marta, a quem tanto deste, sobretudo em tantas tardes de futebol, por quem sempre agiste em serviço incondicional, com amor, independentemente das circunstâncias; em ti não havia lugar para o ‘verniz’ e sempre, mas sempre, tinhas para todos um afetuoso cumprimento, acompanhado de um sorriso; tudo com espontaneidade, com transparência e sem hipocrisias, que apoquentam. Todas as amizades que semeaste e cultivaste, acredito piamente, continuam a crescer no Céu, onde gozarás a plenitude em Deus. Um abraço, João.

NUNO FERRAZ
Na pretérita sexta-feira, no Restaurante Camelo, decorreu a apresentação do candidato à junta de freguesia pelo Partido Socialista (PS). Trata-se de Nuno Ferraz, 38 anos, Eng. civil, natural e residente em Santa Marta de Portuzelo, no lugar de Samonde.

Depois das saudações de Ana Serra a todos os presentes, tomou a palavra o candidato Nuno Ferraz. Começou por se dirigir ao arq. Luís Nobre, ali presente na qualidade de presidente da Comissão Política concelhia do PS, a quem agradeceu o convite e o apoio, dele como de todos quantos o rodeiam. Apresentou a família como o seu maior pilar nesta candidatura, que diz ter assumido com entusiasmo e enorme sentido de responsabilidade. Mais disse que entre as várias razões subjacentes à sua candidatura, uma só sobressai: o FUTURO DOS SANTAMARTENSES. Mais acrescentou que encara o desafio sem medo, com seriedade, honestidade, trabalho, dedicação e amor ao serviço do bem comum. À equipa a constituir pedirá responsabilidade, dedicação, lealdade e honra, constituindo-se com pessoas que amam e estão dispostas a trabalhar por Santa Marta de Portuzelo.

Para melhor ir ao encontro das pretensões das pessoas, sustentará o programa nas sugestões dos eleitores, que podem ser apresentadas: pessoalmente; na caixa do correio da sede de candidatura (frente à Padaria Souto); email: [[email protected]] ou na página oficial [www.nunoferraz2021.com].
Terminou uma intervenção assertiva, firme e pragmática, com uma nota de humildade, acrescentando à expressão do agrado de Joel Jota “Pessoas precisam de pessoas”: «eu preciso de vocês».

Encerrou Luís Nobre, manifestamente agradado com a intervenção do Nuno, ao afirmar que ele acabara de revelar o que deve ser um líder, demonstrando capacidade de mobilização, sem dar ordens, antes lançando desafios. Incentivou-o e deixou expresso o seu apoio.

Afirmou que os tempos novos são complexos e desafiantes, mas acredita no trabalho de todos, afirmando a disponibilidade de toda a sua equipa para prosseguir o caminho há muito traçado, sempre renovando e com o mesmo critério da solidez, coesão e competência.

Para tal, continuará numa postura dedicada e firme, à margem de aproveitamentos menos sérios, contando com a habitual capacidade de superação dos vianenses, no que são dignos herdeiros dos seus antepassados navegadores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.