Romaria d’Agonia antecipa parte da serenata para hoje com fogo de artifício monumental na cidade

Alguns dos momentos da tradicional Serenata de fogo de artifício no Rio Lima, em Viana do Castelo, prevista para o último dia da Romaria d’Agonia, foram antecipados para este sábado, a partir das 23h30, lançada em conjunto com o chamado “Fogo da Santa”, trinta minutos antes de entrar em vigor a proibição do lançamento de fogo-de-artifício em todo o território continental, devido ao risco de incêndio.

“É importar salvaguardar que vamos juntar o lançamento dos dois fogos de artifício num único evento, para os podermos manter no programa dada esta conjuntura que nos ultrapassa. Mas em termos logísticos não vai ser possível ter a cachoeira de fogo a partir da Ponte Eiffel, com muita pena nossa, embora haja o habitual lançamento do fogo da Serenata no rio”, explica António Cruz.

A alteração, imposta ao abrigo da declaração da situação de alerta pelo Governo, que vai vigorar entre as 00h de 21 de agosto (domingo) e as 23:59 de 23 de agosto (terça-feira) de 2022, foi a solução encontrada pela Comissão de Festas para manter no programa da Romaria d’Agonia um dos seus números mais emblemáticos, embora numa versão mais limitada, lançada em conjunto com o fogo-de-artifício que já integrava o programa de sábado, em honra da padroeira, a Senhora d’Agonia.

“É uma situação que ultrapassa a nossa vontade e capacidade de decisão, mas entendemos e estamos solidários com as medidas que são necessárias tomar. Ao antecipar para esta noite uma parte do fogo da Serenata, e apesar dos constrangimentos que naturalmente serão causados a quem nos planeava visitar apenas no domingo, bem como a toda a logística que isto envolve, o resultado será, no entanto, uma única e grande sessão de fogo de artifício”, explicou António Cruz.

O programa da Romaria previa o lançamento, a partir das meia-noite de hoje, do chamado Fogo da Santa ou do Meio, dedicado à padroeira da Romaria d’Agonia (20 de agosto), a partir da zona do Campo do Castelo, enquanto à meia-noite de domingo a festa terminaria com a tradicional Serenata de fogo de artificio, na Ponte Eiffel e no Rio Lima.

Com esta alteração, imposta pela declaração da situação de alerta, a partir das 23h30 vai ser possível assistir a um reforço do fogo de artifício juntando ambos os eventos, embora, como salvaguarda a Comissão de Festas, sem a possibilidade de lançamento da cachoeira de fogo de artifício a partir da ponte.

A esta sessão única e histórica de fogo de artifício, lançado de zonas distintas, será possível assistir, nomeadamente, da zona marginal da cidade.

 

Foto: Félix Costa

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.