A Romaria d’Agonia e o artesanato de Viana do Castelo, com os típicos bordados regionais, as velas votivas ou os palmitos, marca presença a partir de sábado na Feira Internacional de Artesanato (FIA) de Lisboa, o segundo maior evento do género na Europa.
A presença na FIA é feita através de um ‘stand’ da VianaFestas, entidade promotora das festas do concelho, que leva ao evento quatro artesãos de Viana do Castelo e os seus produtos típicos, como bordados regionais, artesanato contemporâneo e tradicional, além de gigantones e cabeçudos, um dos maiores símbolos da festa.
“Sendo a FIA a segunda maior feira do género na Europa e a maior da Península Ibérica, com mais de 30 países representados com artesãos e os seus produtos típicos, a cultura, o artesanato e as tradições de Viana do Castelo vão ter uma grande visibilidade e centralidade para centenas de milhares de visitantes. Será um momento único depromoção do que temos de melhor”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas.
Além do ‘stand’ a cargo da VianaFestas com a Romaria d’Agonia e o artesanato representativo do concelho, a presença de Viana do Castelo na FIA faz-se também em destaque, na abertura do evento, sábado, pelas 15h, com a atuação da tocata do grupo das Lavradeiras da Meadela. Também no sábado, mas pelas 18h, o grupo Sons do Minho promove uma arruada pelo recinto.
“Além disso ainda teremos o tradicional e emblemático casal de gigantones que todos os anos representa a nossa Romaria a ocupar o lugar ‘premium’ da feira. É uma promoção fantástica também para a nossa festa”, garante António Cruz.
A edição de 2022 da FIA decorre de 25 de junho a 03 de julho, no recinto da FIL, e conta com uma área de exposição de 30 mil metros quadrados com 500 expositores de 31 países.