De 31 de agosto a 8 de setembro, Arcos de Valdevez, volta a receber a Romaria de Nª. Sra. da Peneda, na Gavieira, uma festividade de cariz religioso e cultural, muito procurada e reconhecida a nível local, nacional e internacional.
Esta celebração é promovida pela Confraria da N. Sra. da Peneda, e conta com o apoio da Câmara Municipal. Segundo o Edil João Manuel Esteves “a Romaria de N. Sra. da Peneda tem uma grande tradição e acolhe muitos peregrinos e visitantes vindos de toda a região e de Espanha, tendo impacto na promoção cultural e económica no local e no concelho”.
A Romaria de Nª. Sra. da Peneda, segue a tradição das grandes peregrinações marianas, onde a envolvente paisagística natural, neste caso integrada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, favorece o desenvolvimento de uma ambiência festiva e de um espírito celebrativo muito próprios, fazendo desta romaria a maior e a mais fascinante de todo o Alto-Minho.
De assinalar que o Santuário da Sra. Peneda está na fase final da classificação pelo Estado Português como Momento Nacional e a Romaria de Nª. Sra. da Peneda também está em fase final de inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Na programação das celebrações é de destacar, no sábado, dia 2 de setembro o concerto “Músicas à Senhora”, com a atuação de Ana Bacalhau.
No dia 3 irá decorrer uma atuação do Rancho Folclórico das Camponesas da Vila do Soajo. No dia 5 irá decorrer a Eucaristia em Castelhano e a Bênção de Gaitas de Foles no Santuário e, no dia 6, irá decorrer a Bênção de Concertinas no Santuário e o tradicional Baile Popular.
Os restantes dias serão preenchidos com várias celebrações religiosas, desde Eucaristias em Português e Castelhano; Procissões e Orações de Vésperas; Orações de Laudes; Via Sacra e Exposição do Santíssimo; e o “Hino Akathistos em Honra da Virgem, Mãe de Deus.
Esta é uma celebração muito importante para o concelho, para os arcuenses e para os muitos devotos e visitantes, de Portugal e Espanha não só pela sua essência religiosa e contemplativa e promoção cultural e económica, como também pelo notável património arquitetónico e histórico que associados às magnificas paisagens naturais, fazem da Peneda, um destino turístico de passagem obrigatória, no itinerário de Arcos de Valdevez e no Parque Nacional Peneda Gerês.