A doença Covid-19 cancelou muitas manifestações musicais, folclóricas, fadistas e religiosas. A tradicional manifestação de S. Bartolomeu, que acontece de 19 a 24 de agosto de 2020 na Barca, Terra da Nóbrega, foi uma tristeza para os barquenses e para as melhores pessoas que vinham constantemente colaborar na mesma.
No dia 24 foi realizada uma missa no exterior da capela de S. Bartolomeu. Foi um requintado espetáculo com quatro sacerdotes de muita categoria, contando a “estória” de S. Bartolomeu, grande colaborador de Jesus Cristo. Foram colocadas na rua, em frente, mais de uma centena de cadeiras distanciadas de dois metros e à frente estava gente de muita classe, desde o altivo presidente da câmara, Dr. Augusto Marinho, que, tal como o anterior Vassalo de Abreu, produz muita melhoria para Ponte da Barca, Terra da Nóbrega, até outros autarcas e pessoas ilustres conhecidas da Barca.
Foi de facto uma manifestação cheia de primor e reconhecimento pelo nosso santo Bartolomeu, com a realização de uma missa excecional.
Há um ano houve procissões, folclore na Urca, fogo, iluminações em todas as ruas, cantares populares e o museu fantástico sobre a vida de S. Bartolomeu.
J.M.Lacerda e Megre