Romaria de Santa Marta

O espaço do adro da igreja foi pequeno para acolher tanto público, ávido por uma noite de mandar passear a tristeza. A este estado de espírito, juntava-se a curiosidade em conhecer o cartaz e tudo quanto acontecerá na sua (nossa) Romaria de Santa Marta. Depois de criteriosa atuação do Grupo de Bombos da Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, a jovem Jacinta Meira, locutora de serviço, convidou o auditório a recordar alguns dos principais momentos vividos na edição de 2018. Serviu-se das imagens em ecrã, ao lado do palco. Foram recordados: o cartaz anterior, os cortejos, as mordomas, as lavradeiras e a procissão. E um “como será (?)” este ano alimentava a ansiedade.

Esta forma diferente, mas original, que remonta ao ano de 2007, cria uma atmosfera de ‘suspense’ única. Mas, para aquecer, nada melhor que uma simpática e ritmada atuação de “Urban Creations – Escola Hip Hop”. A emoção crescia, e a apresentadora pediu a presença do presidente da Comissão de Festas da Romaria, pároco padre Christopher Vaz de Sousa, que saudou os presentes e agradeceu a todos quantos, por qualquer forma, sempre contribuem para que a Romaria aconteça. Homenageou, de modo especial, o seu antecessor, padre Valdemiro Domingues, cuja imagem havia passado momentos antes, pedindo uma salva de palmas, a que o público anuiu. Animado e feliz, disse-se agora parte desta mesma Romaria e a todos desafiou, com um convicto: «Vamos à festa!». E a festa de 2019 começou a ser ‘saboreada’ através do desfiar dos eventos programados, pela voz da Jacinta. Noticiamos alguns, reservando os pormenores do programa para o mês de julho. Assim, porque aqui “Somos tradição”, as novidades não vão muito além dos cenários que serão o palco da Romaria.

O lançamento acontece no “nosso feriado”, Dia da Padroeira, a 29 de julho. De manhã, a Eucaristia das 8h30, onde se fará memória pelos membros das comissões de festas já falecidos, terminando com a entrega da Cruz Paroquial ao Mordomo 2019/20, seguida do hastear da Bandeira de Santa Marta; a meio do dia, o convívio dos santamartenses na Preguiça, da responsabilidade da Junta de Freguesia, até que os sinos chamem a nova Eucaristia, pouco antes do por do sol, agora por todas as famílias de Santa Marta, que será concelebrada por sacerdotes com afetividade especial à paróquia. Nela se podem ouvir, na Ação de Graças, os coros das virgens que irão na procissão, seguindo-se a inauguração da iluminação da igreja paroquial.

No domingo, dia 04 de agosto, Festa do doente e da terceira idade, com administração do Sacramento da Santa Unção, às 16h, seguida de convívio. Nos dias 07 e 08, programas de animação pela Associação Cultural e Desportiva e Escola de Folclore, respetivamente, com a novidade de ocorrerem no Jardim da Gruta, no Centro Paroquial.

No dia 09, sexta-feira, a “Banda Marcial Ribeiradiense” será a primeira de quatro anunciadas; visita de cortesia e cumprimentos às entidades civis e religiosas, na cidade; desfile da Mordomia, de manhã, na cidade e à tarde, em Santa Marta; à noite, a boa disposição, com o Cortejo Noturno “Inventos e Inventores”; depois, sessão de fogo-de-artifício e animação por DJ, noite dentro. No dia 10, sábado, Grupos de Bombos e Zés P’reiras, Fantoches e Cabeçudos; “Banda Clube Pardilhoense” e “Banda de Música de Pinheiro da Bemposta”; à tarde, Cortejo etnocultural “Melodia na Romaria”; à noite, 4.º Festival “O Coração do Folclore”, seguido de espetáculo piromusical e animação por DJ.
No domingo, dia 11, “Banda de Música Quinta do Picado”; Celebração Eucarística, pregação e procissão, em louvor de Santa Marta; o dia acaba com momento de música, pelo grupo Hugo Band e sessão de fogo-de-artifício. No dia 15, quinta-feira, o XLIV Circuito de Ciclismo de Santa Marta de Portuzelo.

Satisfeita uma curiosidade, faltava a outra, a do cartaz anunciador, por esse mundo além, das razões por que “Somos Tradição”. Mas ainda antes, como que para blindar a Comissão da crítica, nada como uns momentos trazidos pela criação de Cristóvão Siano e encenação de Ricardo Afonso, com “São vidas e Vidinhas”. Muito boa disposição, proporcionada pelo elenco de atores que servem o teatro do Centro Paroquial, a transmitirem um trabalho em que o Cristóvão (é nossa opinião) recorre inteligentemente à sátira para, servindo-se da coscuvilhice das cabaneiras, criticar o deplorável, designadamente, a ganância e, em simultâneo, com os ‘arranjos’ do Ricardo, presentear o público com momentos hilariantes, aproveitando os dotes de atores e atrizes, que o são, de facto. Mas se assim não se entendeu, o objetivo da boa disposição, que nos identifica, ninguém duvide que foi amplamente conseguido.

Entretanto, o vice-presidente da Comissão, Hugo Martins, subiu ao palco e convidou os restantes elementos da equipa: Teresa Andreia Lima, Rita Sofia Rodrigues, Fernando Felgueiras, Marcelo Torres e Manuel Joaquim Parente, que a plateia recebeu com merecidos aplausos. Hugo Martins agradeceu a presença de todos neste evento e, muito especialmente, a quantos trabalham para que a Romaria se realize. Valorizou o contributo dos santamartenses, apelando à sua generosidade e orgulho em ajudar a Romaria e fez um pedido que consideramos, para além de muito justo, original: que todos se preocupassem em ajudar as empresas e entidades que constam dos programas, como forma de reconhecer e minorar o sacrifício financeiro que fazem ao patrocinar a Romaria, que é de todos e para todos.

E eis-nos chegados ao último ato da noite: o desvendar do segredo, bem guardado, do cartaz: uma vez descerrado, surgem-nos as imagens da igreja paroquial e do cruzeiro, a fazerem companhia aos jovens Inês Pinho e Alexandre Moura, ela trajada com fato de domingar de cor verde e ele a tocar concertina. Diz a comissão que pretende ser, no ano em que o tema da Romaria é “A música”, um tributo «a todas as cantadeiras e tocadores de concertina de Santa Marta que espalharam a música tradicional de Santa Marta de Portuzelo pelo mundo fora». A noite foi um sucesso, com uma nota animadora, em desabono dos ‘profetas da desgraça’: muita juventude a participar, nomeadamente na Comissão. Neles está o futuro e os exemplos de que são os melhores vão abundando.

No cartaz, a fotografia é de Pedro Mota, sendo o grafismo, quer do cartaz quer do programa, dos jovens Ana Enes, Rita Gonçalves e Rui Moreira. Todos eles ofereceram o seu trabalho à Comissão de Festas, que lhes expressa pubicamente a sua enorme gratidão.

Eleições europeias
Aparentemente, a descida de 8 pontos na abstenção e subida de 5 na votação do PSD, se comparados com o todo nacional, dever-se-á ao efeito Maria Alice, santamartense candidata ao Parlamento Europeu, em 14.º lugar da lista daquele partido. Resultados: PS, 488; PPD/PSD, 377; BE, 145; PCP/PEV, 74; PAN, 53; CDS/PP, 41; L, 25; A, 19; NC,18; PCTP/MRPP, 11; PPM.PPV/CDC, 10; PDR, 7; IL, 5; PNR, 4; PURP, 3; PTP, 2; MAS, 2; Votos brancos, 78; Votos nulos, 44. Inscritos: 3 552; Votantes: 1 406; Abstenção: 2 441 = 60,42 %.

SANTO ANTÓNIO
No Largo das Carvalheiras, a partir de amanhã, dias 07, 08, 09 e 13, vão realizar-se as festas em honra de Santo António. Colhem a simpatia do povo de Santa Marta, desde logo pela singularidade de se pagarem a si próprias e por estarem sempre garantidas a boa sardinha assada, broa, caldo verde e arroz doce, entre outras iguarias, além de bom vinho. Os moradores da Romé sempre se empenharam em servir com qualidade os seus produtos. Às receitas deste serviço, juntam-se as ofertas a um santo que é muito amado na região, como no país. Além das marchas populares, na noite de domingo, será novidade a presença de uma tuna académica, já amanhã. Eis o programa: dia 07, sexta-feira, a partir das 9h, transmissão de música gravada; 20h, atuação da tuna Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; 22h, noite abrilhantada pelo conjunto musical “Contacto”. Dia 08, sábado, 9h, retransmissão de música gravada; 15h, entrada do Grupo de Bombos da Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta, que percorrerá o lugar da Romé; 19h, atuação da Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo; 22h, animação musical pelo conjunto “Animasom”. Dia 09, domingo, 9h, música gravada; 15h45, entrada da Fanfarra do Centro Paroquial de Santa Marta; 16h, missa de Festa em honra de Santo António, seguida de procissão; 17h30, leilão de oferendas; 20h, atuação de Grupo de concertinas; 21h, marchas populares.

Dia 13, quinta-feira, às 20h, missa em honra de Santo António e de homenagem aos membros da organização e moradores falecidos. Que as festas sejam um êxito, são os nossos votos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.