Romaria de Santa Marta

Se no salão de chá da Sílvia há chieira no espaço e no nome, na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, sob o impulso da Comissão de Festas da Romaria, essa chieira é um estado de alma de gerações. Em nota subscrita pela vice-presidente Júlia Castro é recordado que as romarias de 2020 e 2021 se centraram na vertente religiosa. E se em circunstâncias normais a procissão solene é o ponto alto da Romaria, à qual se deslocam os fiéis santamartenses e inúmeros devotos de Santa Marta, em 2020 e 2021 foi ela que se fez deslocar em andor móvel pela freguesia, no que constituiu uma  grande manifestação de amor e fé de todos os paroquianos. E não faltaram ‘condimentos’ profanos e apoio material, como o confirmam as palavras de Júlia Castro, na apreciação a 2021: «À semelhança do ano anterior, a ação centrou-se na vertente religiosa com a celebração das Eucaristias do Dia da Padroeira e dos três dias da Romaria, culminando com a procissão em formato móvel do Andor da Padroeira pelos lugares da freguesia. Nas ruas engalanadas a preceito, Santa Marta abençoou os nossos lares e a sua passagem foi vivida por todos com grande emoção. No que respeita a atividades de entretenimento, na sexta-feira realizou-se o Jantar Convívio no Restaurante Camelo e, no sábado, mais uma edição da Romaria a Caminhar. Na Avenida Comendador Parente Ribeiro estiveram expostos alguns dos carros alegóricos utilizados nos cortejos, tendo sido muito apreciados e palco de inúmeros registos fotográficos. Em termos financeiros, o saldo deste ano foi positivo graças ao contributo e empenho de todos».

A tudo acrescem as vivências online, a recordarem vários eventos que costumam  integrar a programação das festas. 

Demonstrou-se, à sociedade, que a dimensão religiosa, fruto da fé dos devotos, é  o ADN específico e central de qualquer romaria, que as faz sobreviver às diferentes contrariedades. Não é, dizíamos há cerca de um ano, qualquer pandemia que impede a celebração do essencial. Isso confirmou-se, entre outras, nas Romarias de Santa Marta e Nossa Senhora d’Agonia. E para que todos tenhamos o privilégio de continuar a melhor fazer comunhão nesse belo mês de agosto, apresentamos uma comissão reforçada e renovada: Presidente, Padre Christopher Sous; Vice-presidente, Júlia Castro; Tesoureiro, Alexandre Carvalho; Comunicação e Marketing, Andreia Rodrigues e Ana Costa; Secretariado, Rosa Pereira; Logística e aprovisionamento, Manuel Parente, Miguel Santos e Diogo Pinheiro; Assessoria, Fátima Brito e Carlos Batista.

A todos a garantia da disponibilidade do A Aurora do Lima e votos do maior sucesso.

Na próxima edição voltaremos a falar da Romaria, mas desde já informamos que no dia 26, no Salão de Festas do Centro Paroquial, todos trocarão a máscara sisuda pela fantasia, em noite de diversão, a partir das 21h30.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.