Também amanhã, dia 29, se comemora o dia da Padroeira Santa Marta, o ‘feriado’ dos santamartenses. Logo pela manhã, a Eucaristia das 08h, celebrada em louvor e ação de graças a Santa Marta, seguida do hastear da bandeira. Porém, a celebração na igreja paroquial não termina sem a entrega da Cruz Paroquial ao novo mordomo, o senhor José Soares, da Quinta do Carvalho.
À noite, às 20h, nova Eucaristia, esta concelebrada com sacerdotes amigos ou com ligações à paróquia, pelas intenções das famílias santamartenses. Segue-se, às 21h, a inauguração da iluminação exterior da igreja e o já noticiado Encontro de Fanfarras, nas comemorações dos 25 anos da Fanfarra do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, durante o qual decorre um agradável convívio, em que será servido ‘porco no espeto’, partilhado pelo novo Mordomo da Cruz, sendo pagas as bebidas, cuja receita reverte para a Comissão de Festas da Romaria. Nestas celebrações costumam acontecer agradáveis surpresas: ora atuam antigas participantes dos ‘coros das virgens’ e/ou as que se vão apresentar as deste ano, o que além de agradável, permite verificar a afinação. São momentos bonitos.
Está na rua o peditório e pede-se às pessoas que façam o possível por procurar o contacto com aqueles que, habitualmente, desempenham esta espinhosa mas necessária tarefa, evitando assim que tenham que se deslocar duas e mais vezes às suas residências.
A Romaria é de todos e para todos. E migalhas ue sejam, são pão. A sua vivência em pleno foi contida pela pandemia e o seu regresso adivinha-se entusiasmante, desde logo pela temática “A Mulher”, que sob a coordenação e orientação do Ricardo Afonso, sob o olhar atento da Júlia e seus pares, promete.