Cheira a festa. Vem aí a Romaria de Santa Marta. Enorme manifestação festiva de um povo, em equilibrada combinação entre o profano e o religioso. Tanto assim, que o presidente da Comissão de Festas, o pároco, Rev. P.e Christopher, diz que uma das situações que mais o alegram é o facto de «no meio de tantas responsabilidades, não sentir a necessidade de ter que relembrar que o mais importante da nossa Romaria é a sua dimensão cristã».
Pura verdade, que os comportamentos confirmam. Atente-se como e com que atos é preenchido o 29 de julho, dia da padroeira e como, sempre, as comissões assumiram o domingo como o dia maior, por causa da Missa Solene e Procissão. Agora junte-se-lhe o nosso ADN: «somos um povo que, ao som do vira, canta e encanta!», como diz o vice-presidente, Hugo Martins, acrescentando o presidente da Câmara, José Maria Costa, que somos uma «terra orgulhosa… que se assume pelo folclore e pelo que tem de mais típico». E esta forma de ser e estar vem sendo enriquecida, já que, diz o presidente da Junta, Paulo Maciel, «que a Romaria se tem mostrado mais importante do que a sua própria missão, pois as atividades que se realizam durante o ano, são importantes para a vida cultural e social da freguesia».
Assim é, de facto, com as várias iniciativas da Comissão de Festas de uma Romaria que, ainda segundo Hugo Martins, «é de todos e para todos», já que o seu programa «faz eco da vontade de inúmeros santamartenses e traduz o espírito coletivo que se vive na terra». O tema deste ano é a “MÚSICA”, com honras especiais no Cortejo Etnocultural “Melodia na Romaria”. Todos à festa e, como lembra o Hugo, «encante-se com a beleza e elegância ímpar que só a igreja de Santa Marta de Portuzelo consegue evidenciar!».
Vamos ao relevante do programa: Domingo, 04 de agosto, às 16h, festa do doente e da terceira idade com celebração do Sacramento da Santa Unção, seguido de convívio.
Quarta e quinta-feira, 07 e 08 de agosto, programas de animação, respetivamente, pela A. C. Desportiva e Escola de Folclore, no Jardim da Gruta, após as 21h30.
Também no dia 08, 21h, abertura das exposições: “Sons da Romaria”, no Centro Paroquial e Núcleo Museológico do Linho, na antiga Escola de Fonte Grossa.
Sexta-feira, 09 de agosto, 9h30, entrada da Banda Marcial Ribeiradiense; 9h45, concentração no Largo de S. Domingos; 10h, desfile da Mordomia pelas ruas da cidade; 13h, almoço no ‘Vianinha Eventos’; 16h, concerto no Centro Cívico; 18h, desfile da Mordomia, da cascata para a igreja de Santa Marta, seguido de Missa em louvor de S. Lázaro e pela intenção dos emigrantes. Pelas 22h, cortejo noturno “Inventos e Inventores”; 23h45, desfile, pelo Centro Cívico dos Grupos de Bombos de S. M. Portuzelo, S. Sebastião de Darque, A.C.R. de Deocriste, Ás de Rufar de Subportela e A.C.F.P. Estrela do Norte.
Pela 00h15, fogo de artifício; animação musical com um DJ convidado.
Sábado, 10 de agosto, 8h30, entrada dos Grupos de Bombos e Zés P’reiras que vão percorrer a freguesia: Grupos de S. M. Portuzelo, S. Sebastião, S. André, S. Lourenço, Santa Maria.
Pelas 11h, celebração dos batizados; 12h, atuação dos Grupos de Bombos e Zés P´reiras, Gigantones e Cabeçudos; 15h, entrada das Bandas de Música Clube Pardilhoense e de Pinheiro da Bemposta; 15h30, entrada da Fanfarra do C. P. de S. M. Portuzelo; 15h45, concertos; 17h30, cortejo Etnocultural “Melodia na Romaria”; 21h30, concertos; 21h45, 4.º FESTIVAL “O CORAÇÃO DO FOLCLORE”; 00h30, espetáculo piromusical; animação com um DJ convidado.
Domingo, 11 de agosto, 7h30, alvorada e celebração da 1.ª Eucaristia; 8h30, entrada da Banda de Música Quinta do Picado; 10h, celebração Eucarística, Pregação e Procissão, em louvor de Santa Marta.
Às 16h, concerto; 17h30, animação de rua na Avenida – Escola Concertinas Tiago Araújo, Vila Fria; 21h30, concerto; 22h: momento de música, com o grupo Hugo Band; 23h45: despedida da Banda de Música Quinta do Picado; 00h15: fogo de artifício, no Centro Cívico.
Quinta-feira, 15 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, 8h30, XLIV Circuito de Ciclismo de Santa Marta de Portuzelo; 8h30, missa paroquial; 11h, missa paroquial.
Saudamos todos aqueles que tornam possível a Romaria e fazemos votos para que tudo decorra com agrado, de modo especial para todos os assinantes e leitores. A Comissão de Festas é constituída pelo presidente, Padre Christopher Vaz Sousa; Vice-presidente, Hugo Manuel Oliveira Martins; Tesoureira, Teresa Andreia Silva Gomes do Carmo Lima; Comunicação e Marketing/Secretária, Rita Sofia Pereira Meleiro Rodrigues; Logística e Aprovisionamento, Fernando Couto Felgueiras, Marcelo Agra Torres e Manuel Joaquim Borlido Parente.