A Ronda Típica da Meadela apresentou no passado dia 22 de outubro, pelas 22horas, no Teatro Municipal Sá de Miranda, um espetáculo designado de “Festival de Maio”, em outubro.
O espetáculo contou com a participação das Cantadeiras do Vale do Neiva, Cavaquinho com tradição, cantares ao desafio com Diana Fraga e Alfredo Rafael Machado, Hinoportuna – Tuna académica de Viana IPVC, Phole de João Gigante, a mordoma do cartaz das Festas da Senhora d’Agonia 2022, Open Dance Scholl, Quarteto de cordas Viana d’Arcus e a Ronda Típica da Meadela.
Numa noite outonal, que não impediu a afluência de espetadores ao Teatro Municipal Sá de Miranda, a Ronda Típica da Meadela, apresentou-nos, em época baixa, um espetáculo colorido, com muita música, dança, tradições e folclore, que maravilhou todos os presentes e que terminou como terminam os festivais de folclore no Minho, em clima de festa, com o vira geral dançado pela Ronda Típica da Meadela e por muitos dos espetadores presentes que acederam ao convite para subir ao palco e se juntarem aos dançarinos (as) da Ronda Típica da Meadela, dançando com eles em apoteose final.
No final do espetáculo, a diretora da Ronda Típica, Dra. Laurinda Figueiras, agradeceu a presença de todos naquele espetáculo cultural, referindo que estes espetáculos culturais marcaram em tempos a época baixa na nossa cidade e contribuem para manter vivas as nossas tradições. Neste caso numa noite diferente e naturalmente muito agradável, foi possível reunir áreas diferentes, mas todas elas interligadas pela harmonia, na natural diferença.