Ronda Típica canta as janeiras para a Comissão de Festas

Mantendo uma tradição que vem de há vários anos o “Grupo das Janeiras” da Ronda Típica da Meadela, visitou no passado dia 03 de janeiro pelas 22h, a Comissão de Festas da Meadela, na sua sede, sita à rua de Santa Cristina, para cantar as tradicionais janeiras, fazendo-se acompanhar pela diretora da Ronda Típica, Dr.ª Laurinda Figueiras e Nicolau Veríssimo, membro da Direção.

Esteve presente, em representação da União de Freguesias de (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, a Drª. Rosa Figueiredo; o presidente da Assembleia Geral da Comissão de Festas, reverendo pároco Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar; o presidente da Comissão de Festas José Borlido e demais direção e membros da Comissão de Festas.
Atuando sempre com a alegria estampada nos rostos, as cantigas levaram-nos aos nossos tempos de infância, quando presenciávamos o cantar das janeiras à porta de nossas casas, o que de há uns anos para cá voltamos a reviver na Meadela, graças à reposição da tradição do cantar das janeiras, de porta em porta, pelo “Grupo das Janeiras da Ronda” que assim revitalizou uma das tradições que se tinha perdido.

Mesmo em noites gélidas de janeiro como as atuais, as janeiras da Ronda prosseguem a sua visita a cada casa da freguesia que se fez cidade, mas que não abdica das suas tradições ancestrais, como o cantar das janeiras, reeditado em boa hora.

Depois de uma quantas cantigas musicadas pelos acordes das concertinas e da viola, o Grupo fez uma pausa para retemperar forças e saborear o tradicional bolo-rei e pão-de-ló; usando da palavra a diretora da Ronda Dr.ª Laurinda Figueiras, que começou por agradecer o convite da Comissão de Festas para cantar as janeiras e o modo sempre simpático como são recebidos, salientando a excelente relação de colaboração existente entre a Comissão de Festas e a Ronda Típica, nomeadamente nas Festas de Santa Cristina. Depois teve palavras de reconhecimento para o cessante presidente da Comissão de Festas, António Fernandes, que como é público deixou a presidência a seu pedido, depois de 34 anos ao serviço da Comissão de Festas, atualmente é vice-presidente. Dirigindo-se ao novo presidente, José Borlido, a Dr.ª Laurinda Figueiras, salientou que a mudança se faz naturalmente na continuidade, considerando que a presidência foi bem entregue.

Terminou garantindo a continuação de toda a colaboração da Ronda Típica às Festas da Meadela e desejou um bom ano de 2019 e que as festas decorram como sempre nos habituaram, com muito êxito.

O presidente da Comissão, José Borlido usou da palavra começando por agradecer a visita do Grupo das Janeiras que, em cada ano, proporciona momentos de muita alegria e sadio convívio, agradecendo as palavras da Dr.ª Laurinda Figueiras e garantindo que as festas 2019 vão processar-se como nos anos anteriores, pois a matriz herdada em 1957 não será adulterada, podendo apenas ser melhorado cada número das festas, mas mantendo toda a estrutura e os números que caracterizam as nossas festas maiores. Enalteceu a ação do Grupo em retomar há anos atrás o cantar das janeiras pela freguesia, fazendo-o certamente com muita dedicação e com alegria, pois só assim se disponibilizariam a andar de porta em porta em noites tão frias de janeiro.

O presidente das Festas terminou dirigindo-se à Dr.ª Rosa Figueiredo, em representação do presidente da autarquia, que abdicou de estar presente na cidade, na cerimónia do cantar do Reis, que decorria à mesma hora, para estar com a Comissão de Festas neste tradicional convívio de inicio de ano.

De referir que o Grupo de Janeiras da Ronda, organiza em cada ano um encontro de janeiras, que vai na 10ª edição e que traz à Meadela, grupos de janeiras vindos de vários pontos do país, obtendo enorme êxito e que tem uma vertente solidária, com a oferta de géneros alimentícios com destino aos Vicentinos da Meadela. Daremos notícias deste evento em próxima edição da jornal A Aurora do Lima.

 

Semáforos já estão reparados

Saudamos a reparação e entrada em serviço dos semáforos da rua da Igreja, avariados há alguns meses, na principal passadeira do Centro Cívico da Meadela, junto ao Cruzeiro. Outros semáforos merecem a melhor atenção da entidade responsável pela sua manutenção, pois ciclicamente entram em avaria, embora com soluções de reposição relativamente rápidas: a Rua de Portuzelo.

Estes semáforos, da responsabilidade do Instituto de Estradas de Portugal, encontram-se de novo avariados, requerendo uma intervenção urgente dado que servem uma passadeira para uma escola e jardim de infância que lhe fica próximo.

Grupo das Lavradeiras faz ceia de Natal

Com a presença dos elementos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela e sua Escola de Folclore, familiares e convidados, o GFLM realizou, no passado dia 15 de dezembro, a sua tradicional ceia de Natal, em que entre os convidados esteve presente a Dr.ª Rosa Figueiredo, em representação da autarquia, e José Borlido, presidente da Comissão de Festas.

Como habitualmente com muita animação, em que teve papel preponderante a Escola de Folclore, com a orientação dos elementos do Grupo.

Nos intervalos do repasto foi exibido um vídeo com os momentos mais importantes da vida do Grupo ao longo do ano 2018, em que foi realçada a deslocação do Grupo a Macau e ao Chile.

No momento próprio chegou o Pai Natal para os mais novos, sem esquecer a habitual troca de prendinhas que proporciou momentos de alegria e boa disposição entre todos os presentes.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00