Ronda típica celebrou 60.º aniversário da fundação

A Ronda Típica da Meadela celebrou no passado dia 24 de julho o 60º. aniversário da sua fundação, participando pelas 18h30 na Eucaristia solene do dia da padroeira da Meadela, Santa Cristina. Foi celebrante o nosso pároco Monsenhor Manuel José Vilar e concelebrada pelo padre Dr. Jorge.

No momento próprio, o Monsenhor Vilar saudou a Ronda Típica pelos seus 60 anos de existência e formulou votos para que continuem a espalhar com alegria as suas danças e cantares pelo país e estrangeiro, levando o nome da Meadela e de Viana do Castelo.

Finda a celebração cantaram-se os parabéns a você à Ronda Típica, partilharam com alguns convidados o “Bolo do 60º. aniversario” e brindaram ao sucesso e à longevidade da Ronda Típica da Meadela, para que continue a levar as nossas belas tradições folclóricas e a beleza dos nossos trajes pelo país e estrangeiro.

Na circunstância depois de agradecer a presença de todos, a Dr.ª Laurinda Figueiras, referiu que, devido à Covid-19, todos os eventos previstos para as celebrações do 60º. aniversário da Ronda Típica, foram canceladas, sendo este o único que foi possível realizar, terminando com votos de que para o ano tudo seja diferente e a Ronda possa iniciar a sua atividade da qual já todos sentem saudades.

Um pouco de história
Fundada por José Figueiras em 24 de julho de 1960, a Ronda Típica da Meadela, fez a sua primeira atuação em público, apenas com quatro elementos, para representar a Meadela num serão de Arte.

Ao longo destes sessenta anos, procurou levar a cultura da Meadela e de Viana do Castelo aos mais diversos palcos espalhados pelo país e pelo estrangeiro onde representou Portugal e Viana do Castelo.

Desde a sua fundação, tem-se pautado pela realização de um trabalho sério de dinamização, divulgação e preservação da Cultura Popular nos seus mais variados quadrantes, como a realização anual do Encontro de Janeiras e a reposição do cantar das janeiras de porta em porta pelas ruas da freguesia da Meadela, desde 1992. Em 1994 dá vida a um projeto que designou de “Festival de Maio” que no ano seguinte conta com a colaboração da Junta de Freguesia da Meadela, Santa Maria Maior e Monserrate (freguesias que hoje constituem a União de Freguesias de Viana). Este festival, após um interregno de dois anos, regressa num formato ligeiramente diferente com a designação de “Cores de Maio” e passa a realizar-se no Teatro Municipal Sá de Miranda, sempre com grande sucesso.

A partir de 2009 organiza as primeiras Jornadas de Cultura Popular de Viana do Castelo, realizadas no Edifício Martins Viana, polo da Meadela da União de Freguesias de Viana e em 2012 dá início, na Meadela, à realização anual das Festas de S. Miguel e Feira das Colheitas, dando um tom de festa, aliando o sagrado e o profano, que são uma característica das festas populares.

Outro ponto forte é a colaboração com as Festas da Meadela e da Senhora d`Agonia, num trabalho de colaboração. Sempre orgulhosos no passado, e cada vez mais crentes no futuro, que será certamente promissor.

À Ronda Típica da Meadela, na pessoa da sua diretora Dr.ª Laurinda Figueiras, filha do seu fundador José Figueiras, damos os parabéns e desejamos continue por muitos anos a divulgar as nossas tradições, honrando o legado dos nossos antepassados.

FALECERAM NA MEADELA
Junho:
Dia 23 – Rui David Caçador Bravo, de 54 anos de idade, residente na rua da Bessa, Meadela.
Dia 25 – Vítor Manuel Cardoso Dias, de 78 anos de idade, residente na rua da Bouça Longa, Meadela.
Dia 26- Guiomar Llano Iglésias da Silva, de 69 anos de idade, residente na rua do Campo da Vinha, Meadela.
Dia 30 – Mónica Cristina Fernandes Sousa Gomes, de 43 anos de idade, residente na rua das Caixinhas, Meadela.

Julho:
Dia 08 – Emília da Conceição da Torre, de 88 anos de idade, residente na rua da Portela, Meadela.
Sentidas condolências às várias famílias.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.